segunda-feira, 9 de junho de 2008

História geral...Diário de Anne Frank, reforma e contra-reforma

História geral
Nível fundamental
Diário de Anne Frank


Objetivos
1) Apresentar o Holocausto - o assassinato de milhões de judeus nos campos de extermínio criados pelos nazistas - , pela perspectiva de uma adolescente, que o testemunhou e foi vitimada por ele;
2) Esclarecer que a história não é um processo mecânico, regido exclusivamente por causas políticas e econômicas. Ela também tem uma dimensão humana e dramática, que não deve ser esquecida.
Comentários
Simpatizantes do nazismo, que se autodenominam "historiadores revisionistas", tentaram desacreditar o "Diário de Anne Frank" desde que o livro foi publicado pela primeira vez. Por isso, o diário já foi submetido a análises forenses diversas vezes. Em todas elas, a sua autenticidade foi comprovada. A verdadeira razão para os revisionistas negarem a autenticidade do "Diário de Anne Frank" é o fato de que, por se constituir num dos melhores testemunhos do horror nazista, esse texto é um dos principais obstáculos para a difusão do revisionismo nazista.
Estratégias
1) Leitura do texto Anne Frank no site Educação.
2) O ideal seria que os alunos fizessem uma leitura integral do "Diário de Anne Frank". Caso isso não seja possível, convém selecionar apenas alguns trechos para leitura em sala de aula. A leitura desses trechos pode ser feita tanto nas aulas de história (pelo caráter testemunhal da obra) quanto nas aulas de português (pelo valor literário da obra em si, que revela a sensibilidade da autora).
3) Apresentar imagens de Anne Frank também pode contribuir para aumentar a empatia entre os alunos e a autora do diário. Fotografias onde apareçam pessoas que morreram nos campos de extermínio nazistas ajudam a lembrar que cada vítima do nazismo tinha um rosto, um nome, uma família, uma identidade. Resgatar a individualidade das vítimas desse genocídio é uma forma de lembrar que estamos falando de pessoas e não de meros números em estatísticas.
4) Diferenças culturais à parte, uma adolescente brasileira dos dias de hoje pode perfeitamente se identificar com uma adolescente judia que vivia na Europa daquela época. É importante que os alunos percebam que Anne podia ser um deles ou uma pessoa que conhecessem: irmã, amiga, namorada etc. Ao estabelecer essa empatia, os estudantes podem perceber com mais facilidade que a história não estuda apenas as ações dos líderes políticos e militares, mas também o cotidiano das pessoas comuns e anônimas.
Atividades
1) A partir da leitura, as seguintes questões podem ser levantadas para discussão em sala de aula:
· Você arriscaria sua vida para ajudar a esconder pessoas que estivessem sendo vítimas de uma perseguição injusta?
· Você aceitaria correr os riscos a que se submeteram os cidadãos não-judeus que ajudaram a esconder judeus dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial?
Trata-se de questões éticas que nos fazem lembrar que muitas vezes a coisa mais certa a fazer é também a mais difícil. Incentivar os alunos a colocarem-se no lugar do outro, especialmente daqueles que são vítimas do preconceito, de injustiças e da violência é uma forma de promover valores como a solidariedade e a tolerância.
2) Outra atividade que pode ser feita a partir do diário é propor que, seguindo o exemplo de Anne Frank, os alunos escrevam sobre violências ou injustiças que eles próprios testemunharam. Para evitar constrangimentos, explique aos alunos que esses depoimentos por escrito podem ser anônimos. Depois, leia-os em voz alta. Se preferir, pode distribuir os textos aleatoriamente para os alunos lerem (o que aumenta a probabilidade de que cada aluno leia o depoimento escrito por outro colega).
3) Outro tipo de atividade que pode ser feita é propor aos alunos que adaptem o "Diário de Anne Frank" para uma peça de teatro. Trata-se de uma atividade que pode envolver toda a classe. Nesse caso, deve-se dividir a classe em grupos, cada um incumbido de uma tarefa específica: um grupo pode ficar encarregado de adaptar o texto, outro de fazer os cenários, outro de interpretar as personagens e assim por diante.
Sugestões e dicas
Convém complementar a utilização do "Diário de Anne Frank" com outras obras e fontes sobre o assunto. A exibição de um filme como "A Lista de Schindler", dirigido por Steven Spielberg, e/ou a leitura de "Maus", de Art Spiegelman, podem ser excelentes complementos que reforçam a denúncia contra o nazismo.
Outro material que pode ser usado como complemento ao assunto é o documentário "Mensagens para um Futuro Mais Tolerante com trechos de depoimentos de sobreviventes do Holocausto. O documentário foi produzido pelo Centro da Cultura Judaica, em São Paulo, e foi dirigido por Anita Pinkuss e Paulo Baroukh.
O documentário foi fruto do Projeto Lembrar, coordenado por Anita Pinkuss, que colheu depoimentos no Brasil de sobreviventes do Holocausto. O Centro da Cultura Judaica disponibiliza esse documentário, devidamente acompanhado de um guia com orientações aos professores,para a distribuição em escolas.
Para ver o documentário clique aqui



História geral
Reforma e Contra-Reforma

Objetivos
1) Conhecer os fatores econômicos, políticos e sociais que deram origem à Reforma protestante;
2) Estudar a cronologia de acontecimentos da Reforma, o surgimento das teses de Lutero, o papel de Calvino e a formação da Igreja anglicana
3) Discutir as deliberações da Igreja católica para combater o avanço do protestantismo.
Comentário
O período de transição marcado pela Reforma protestante e pela eclosão da Contra-Reforma é complexo e pode ser estudado sob vários ângulos. O professor deve avaliar a distribuição do conteúdo levando em conta o número de aulas disponíveis e o conhecimento prévio dos alunos, adquirido em outras unidades da disciplina.
Material
O texto Reforma e Contra-Reforma pode servir como ponto de partida para o trabalho em aula.
Estratégias
1) Inicialmente, proponha a seus alunos a leitura do texto indicado no item anterior;
2) Depois da leitura, os alunos devem formular questões sobre o conteúdo estudado, para serem debatidas com o professor em aula;
3) A seguir, a classe é dividida em grupos para o estudo específico de alguns tópicos, como os abaixo relacionados:
a) Reforma e Contra-Reforma: aspectos econômicos;b) Aspectos políticos;c) Decadência espiritual da Igreja católica;d) Lutero e Calvino;e) A formação da Igreja anglicana;f) Concílio de Trento e os tribunais do Santo Ofício.
Atividades
1) Uma vez estabelecidos os temas que serão trabalhados por cada grupo, o professor pode auxiliar na elaboração de um roteiro de estudos, para fixar os principais pontos a serem abordados pelos alunos;
2) Os grupos devem apresentar o resultado de suas pesquisas num seminário, realizado em sala de aula.
Sugestões
Há um grande número de recursos que podem ser utilizados como apoio a essa unidade. O uso de material iconográfico, com imagens referentes ao período, é interessante como ferramenta de trabalho, e pode ser facilmente acessado em sites da internet. Outro recurso didático eficiente é a projeção do filme "Lutero", dirigido por Eric Til (2003), disponível em DVD. O filme fornece um bom panorama da época em questão e pode ser debatido em classe com bons resultados.

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