domingo, 6 de julho de 2008

História geral...Herança romana, Grécia antiga

História geral

Nível fundamental

Herança romana


Objetivos
Mostrar como muitas de nossas instituições políticas, jurídicas e culturais originam-se na Antigüidade latina.
Comentário
Para o aluno contemporâneo, o estudo de história antiga parece completamente desligado da realidade dos dias de hoje. O estudo da civilização romana antiga é perfeito para mostrar que essa é uma falsa visão da história, baseada em preconceito e desconhecimento.
Ponto de partida
Pode-se começar de modo lúdico e descontraído, mostrando como o mundo romano ainda está presente no imaginário atual, seja em filmes ou histórias em quadrinhos. Proponha a seus alunos que pesquisem o assunto e procurem obras nesse sentido, como os quadrinhos de Asterix, o Gaulês, filmes como "O Gladiador" (direção de Ridley Scott) ou "Espártaco" (direção de Stanley Kubrick), ou ainda as versões cinematográficas das aventuras de Asterix. Procure criar um clima, envolver seus alunos com o objeto de estudo, sem que, no primeiro momento, isso reverta numa atividade prática.
Atividades
1) Depois de se assistirem os filmes ou lerem os quadrinhos, procurar discuti-los, a partir da leitura dos textos Roma Antiga: das origens lendárias ao Império ou Antigüidade clássica: o mundo antigo nos quadrinhos de Asterix: o que se pode encontrar nos filmes e nos quadrinhos daquilo que se afirma nos textos?;
2) Peça a seus alunos que pesquisem a origem das palavras (e dos conceitos) de "direito", "lei", "lar", "município", "república", "salário", "senado". Além do caráter lingüístico, de sua proveniência latina, o que elas têm que ver com a Roma antiga?
3) Considerando o que foi discutido nos itens anteriores, proponha que os alunos escrevam uma redação dizendo se se consideram ou não herdeiros da civilização romana. Por quê?


Grécia Antiga

Objetivos
1) Conhecer as características da civilização grega;
2) Situar historicamente os principais períodos da história da Grécia;
3) Discutir o conceito de democracia;
4) Associar elementos da civilização grega com instituições e conceitos de nossa sociedade.
Comentário
Embora o tema Grécia Antiga tenha um caráter introdutório no ensino fundamental, seu estudo deve abranger os diferentes aspectos políticos, sociais, culturais e artísticos que fazem da Grécia o berço da civilização ocidental.
A utilização de um mapa do império helênico torna mais fácil uma visão de conjunto e a percepção da relevância que a civilização grega tinha na época.
Material
O texto Grécia - Antigos gregos deram origem à democracia e à civilização ocidental pode servir como ponto de partida para a aula.
Estratégias
1) Inicialmente, proponha a seus alunos a leitura do texto indicado no item anterior;
2) Depois da leitura, os alunos devem se organizar em duplas para trabalhar as informações do texto;
3) Cada dupla deve formular uma pergunta sobre o tema, discutindo com o professor sua relevância e propriedade;
4) As perguntas devem ser entregues ao professor e colocada numa urna.
Atividades
1) Uma gincana é realizada na classe, com o sorteio de perguntas;
2) A cada pergunta sorteada, a dupla que souber a resposta levanta a mão. Se a resposta for correta, a dupla ganha um ponto. Se a resposta estiver errada, a dupla perde dois pontos. Se a resposta estiver apenas parcialmente certa ou incompleta, a dupla não ganha nem perde pontos;
3) Ao fim de cada pergunta, o professor revê a matéria e esclarece as razões do acerto ou do erro, fornecendo a resposta correta;
4) Faz-se a contagem de pontos, declarando vencedora a dupla com maior número de acertos.
Sugestões
Vários recursos podem ser utilizados como ferramentas de trabalho para essa unidade. Mapas do império helênico, imagens da arquitetura, dos monumentos e da arte na Grécia, museus e instituições culturais fornecem um material rico e variado sobre o tema.

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