Nível fundamental
Antigo Egito: dádiva do NiloPonto de Partida
1) Ler o texto Egito Antigo: planície fértil do rio Nilo favoreceu civilização egípcia
2) Ler o poema "Oração ao Nilo" sobre a prosperidade do Egito na Antigüidade:
Oração ao Nilo
(...)Salve, tu, Nilo!Que te manifestas nesta terraE vens dar vida ao Egito!Misteriosa é a tua saída das trevasNeste dia em que é celebrada!Ao irrigar os prados criados por Rá,Tu fazes viver todo o gado,Tu - inesgotável - que dás de beber à Terra!Senhor dos peixes, durante a inundação,Nenhum pássaro pousa nas colheitas.Tu crias o trigo, fazes nascer o grão,Garantindo a prosperidade aos templos.Se paras a tua tarefa e o teu trabalho,Tudo o que existe cai em inquietação.
(Extraído de: Livros sagrados e literatura primitiva oriental, Tomo II. In: Coletânea de Documentos Históricos para o 1º grau. São Paulo, CENP/Sec. de Est. da Educação, 1978, p. 55.)
Justificativa
A civilização egípcia não teria alcançado seu esplendor se não fosse um elemento natural, responsável pelo desenvolvimento não só agrícola, mas também social, cultural, político e religioso. Esse elemento natural nada mais é que o próprio rio Nilo, considerado a própria divindade para os antigos egípcios. Portanto, é impossível estudar o Egito Antigo sem mencionar a importância do rio Nilo tanto no passado quanto no presente.
Objetivos
1) Resgatar a historicidade da cidade onde os alunos vivem e os aspectos geográficos que favoreceram o crescimento da cidade;
2) Localizar no mapa hidrográfico os cursos d'água que cortam a cidade onde os alunos vivem;
3) Apresentar a Linha do Tempo da História e a Linha do Tempo da história do Egito Antigo com o intuito de facilitar a compreensão da duração temporal da sociedade a qual será estudada;
4) Identificar no mapa-múndi o continente onde se localiza o Egito e o curso do rio Nilo pelo interior desse continente;
5) Interpretar gênero literário como fonte para a construção do conhecimento histórico.
Estratégias
1) Antes de iniciar o conteúdo, peça aos alunos que pesquisem a história da cidade onde eles vivem. Questões que abordem aspectos históricos e principalmente geográficos (proximidade com um rio importante que corta a cidade) são dados importantíssimos para o professor desenvolver nos alunos noções de comparação como semelhanças e diferenças entre temporalidades e lugares distintos.
2) Pergunte aos alunos se a cidade onde eles vivem é cortada por algum rio e qual o nome desse rio. Aproveite a ocasião e leve para a sala de aula um mapa da cidade que apresente os recursos hídricos. Como a maioria das cidades brasileiras surgiu nas proximidades de cursos d'água, essa característica é importante para destacar paralelamente a importância da água do rio Nilo para a população egípcia tanto na Antigüidade quanto na atualidade.
3) Leve para a sala de aula uma transparência (que possa ser visualizada por meio do uso do retroprojetor) contendo a Linha do Tempo da História (tradicional) e pergunte aos alunos qual dos períodos a história do Egito Antigo se encaixaria. Isso é um exercício que visa desenvolver nos alunos a assimilação da duração temporal (a extensão do tempo) de um período ou um acontecimento numa Linha do Tempo, aprendendo dessa forma a consolidar e a lidar com noções temporais e históricas.
4) Depois do exercício acima, mostre também em transparência a Linha do Tempo da história do Egito Antigo. Lembre-se de comentar com os alunos que a divisão da história do Egito Antigo apresenta divergências em vários livros didáticos, paradidáticos, enciclopédias, pois as datas são aproximadas e isso não quer dizer que elas estão incorretas.
5) Mostre aos alunos a localização espacial também da sociedade que está sendo objeto de estudo. Apresente o mapa-múndi e pergunte aos alunos a qual continente o Egito pertence. Esta pergunta pode parecer óbvia, pois irão responder que pertence ao continente africano, mas infelizmente, até bem pouco tempo atrás, algumas coleções didáticas ainda se referiam ao Egito como uma das civilizações do Oriente Médio, ou seja, pertencente ao continente asiático. Após a Lei 10.639/2003 que obriga o ensino da história da África no Brasil, a localização espacial do Egito Antigo passou a ser destacada como pertencendo ao norte do continente africano e não como sendo uma das civilizações do Oriente Médio.
6) Se possível, imprimir cópias do texto Egito Antigo: planície fértil do rio Nilo favoreceu civilização egípcia, disponível no site Educação do UOL, e entregá-las para cada dupla de alunos da classe. O texto deverá ser lido de forma que o professor possa interrompê-lo à medida que perceba que determinados itens possam ser mais bem explicados para a compreensão total dos seus alunos.
7) Com relação ao poema "Oração ao Nilo" elabore uma atividade em que possa ser avaliado o conteúdo já estudado até então. Ao apresentarmos outro gênero textual para os alunos, é necessário destacarmos a importância de o historiador trabalhar com diversas fontes, inclusive a literária, para a produção do conhecimento histórico. Questões que abordem a importância do rio Nilo para o desenvolvimento das atividades humanas; a natureza como religiosidade; as relações de poder entre os espaços que podem ser caracterizados como rurais e urbanos (prados x templos), os tipos de alimentos consumidos etc.
Descobrimento da América
Objetivos
1) Conhecer a viagem realizada por Cristóvão Colombo e o contexto político, econômico e cultural em que ela foi empreendida;
2) Entender o significado do fato em sua época e para as épocas posteriores;
3) Desenvolver um posicionamento crítico acerca da idéia de descobrimento.
Ponto de partida
Leitura o texto Descoberta da América: Carlos Guilherme Mota fala sobre as viagens de Colombo, que é uma entrevista dada pelo historiador ao site Educação.
Estratégias
1) Para começar, de maneira descontraída, a entrevista poderia ser lida em sala de aula, por uma ou mais duplas de alunos, que estariam simulando a posição de entrevistador e entrevistado;
2) Depois da leitura, cada aluno deve levantar os aspectos que lhe pareceram mais importantes no texto;
3) Com a classe reunida em círculo, cada aluno expõe os aspectos que levantou. Nesse momento, o professor deve intervir, ressaltando os aspectos que são verdadeiramente essenciais.
Atividades
1) A viagem de Colombo pode ser um ponto de partida para os alunos empreenderem uma viagem maior na época em que ela se realiza, pesquisando outros temas correlatos como o Mercantilismo, o Renascimento, o descobrimento do Brasil, etc.;
2) Individualmente, os alunos podem também reescrever o texto da entrevista, não sob a forma de perguntas e respostas, mas de uma dissertação que, resumidamente, dê conta dos principais aspectos do assunto;
3) Na resposta à última questão da entrevista, o autor apresenta o significado que ele atribui ao acontecimento. Seu posicionamento está longe de ser ponto pacífico. Ao contrário, é polêmico e pode motivar um debate sobre o tema. O que seus alunos acham do que afirmou Carlos Guilherme Mota? Estão de acordo com ele ou não? Por quê?
Sugestão
Alimente a imaginação de seus alunos e aproxime-os da época que está sendo focalizada. A viagem de Colombo é o tema de "1492 - A Conquista do Paraíso", filme de Ridley Scott, com Gérard Depardieu e Sigourney Weaver, que pode ser encontrado em vídeo ou DVD.
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