sábado, 29 de março de 2008

Artes..........Abstracionismo sensível

Nível fundamental

Objetivo
Estudar e exercitar a forma do abstracionismo sensível.
Comentário
Nas aulas de Língua Portuguesa os alunos aprendem que as palavras que denominam os objetos sensíveis - ou seja, aqueles que podemos ver, tocar, ouvir, cheirar e degustar - são substantivos concretos. E as palavras que denominam os sentimentos - por exemplo: raiva, amor, ódio - são substantivos abstratos. Em arte, o quadro ou a escultura são concretos, mas podem estar representando o abstrato, como no caso do que chamamos de "abstrato sensível", quando alguns artistas recriam com cores e formas o amor, a raiva, a saudade...
Material
Os textos Rompendo com a arte acadêmica e Arte nipo-brasileira são ótimos pontos de partida para esta aula. Utilize também imagens de trabalhos de artistas que sejam representantes do abstracionismo sensível. Os alunos precisarão de material de desenho e/ou pintura.
Estratégias
1. Leitura e interpretação dos textos.
2. Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor levar para sala de aula. É importante, durante a leitura das imagens, que os alunos possam expressar livremente suas opiniões.
Atividade
Depois de estudar os textos e as imagens, proponha aos alunos que representem os seus próprios estados emocionais. Pergunte, por exemplo, como eles se sentem e que cores combinam com esses sentimentos? A seguir, levante a questão: como colocar no papel esses sentimentos? Desenhando ou pintando? Com traços, linhas, manchas? Lembre-os de que serão seus sentimentos que estarão no papel. Ao final, exponha os trabalhos e abra para uma discussão.
Sugestões
Trabalhar em conjunto com os professores de Português e Literatura pode ser interessante. Experimente fazer a atividade prática antes de estudar os textos e as imagens dos artistas, pois isso pode facilitar a leitura das obras de arte. É interessante refazer a atividade em dias diferentes - ou proponha que cada aluno faça um diário só com cores e formas, ou seja, imagens que expressem seus sentimentos a cada dia.
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário