Aprendendo a relatar um experimento científico
Maria Silvia Abrão*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
Aprender a realizar um experimento científico;
Aprender a elaborar um relatório de um experimento científico.
Ponto de partida
A partir de uma conversa com os alunos, selecionar um experimento bastante simples para servir como modelo para a elaboração de um relatório científico.
Estratégias
1) Em uma aula expositiva, debater a finalidade de um experimento científico, as normas a serem seguidas e a organização necessária para se chegar a uma conclusão;
2) Esquematizar na lousa as partes integrantes do relatório:
Introdução
Material e métodos
Resultados
Conclusão
Bibliografia
3) Dividir a classe em grupos de três ou quatro alunos para a criação de um relatório. Cada grupo pode redigir uma das partes do relatório e depois toda a classe pode dar acabamento a um documento único.
Sugestão
Pode ser fornecido aos alunos um roteiro para a criação do relatório, como o seguinte:
a) Local e data: necessidade de identificação do período e condições da localidade, pois podem interferir no experimento.
b) Nome dos integrantes do grupo: identificação do pesquisador para possíveis questionamentos.
c) Introdução: pequeno texto indicando quais estudos vêm sendo feitos e por que este experimento será realizado, o que se espera que ocorra e por que razões.
d) Material e métodos: descrição e montagem do experimento.
e) Resultados: registros das observações feitas durante o experimento. Deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo das observações, indicando sempre o momento da observação.
f) Conclusão: deve conter a explicação para o que foi observado, baseando-se nos dados obtidos através do experimento e em pesquisas bibliográficas.
*Maria Sílvia Abrão é bióloga, pós-graduada em fisiologia pela Universidade de São Paulo e professora de ciências da Escola Vera Cruz (Associação Universitária Interamericana).
Dormir com plantas no quarto
Maria Sílvia Abrão*Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Conhecer os processos de fotossíntese e respiração celular;
2) Conhecer a importância ecológica da fotossíntese.
Estratégias
1) Colocar na lousa uma questão para ser debatida com toda a classe: É comum as pessoas afirmarem que faz mal dormir com plantas no quarto. Esta crença tem algum fundamento? Por quê?
2) Sistematizar na lousa as principais hipóteses dos alunos;
3) Fazer uma exposição oral sobre os processos de respiração celular e fotossíntese;
4) Solicitar que os alunos respondam novamente, por escrito, à questão apresentada, incorporando seus novos conhecimentos;
5) Realizar um debate sobre a importância ecológica da fotossíntese.
Sugestão de atividade
Solicitar a realização de uma charge ou um desenho ilustrando a situação de uma pessoa dormindo rodeada de plantas.
*Maria Sílvia Abrão é bióloga, pós-graduada em fisiologia pela Universidade de São Paulo e professora de ciências da Escola Vera Cruz (Associação Universitária Interamericana).
Alimentação saudável
Maria Sílvia Abrão*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada;
2) Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares;
3) Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.
Ponto de partida
Identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas respectivas funções:
Açúcares - fonte de energia
Gorduras - reservas energéticas
Proteínas - parte da constituição celular
Vitaminas - reguladores e auxiliares
Sais minerais - reguladores e auxiliares
Água - solvente e agente de transporte
Estratégias
1) Solicitar que os alunos realizem individualmente o seguinte levantamento:
a) Quantas vezes você se alimenta por dia?
b) Que alimentos você consome mais freqüentemente?
c) Quais alimentos você consome em maior quantidade?
2) A partir desse levantamento, cada aluno deve elaborar um cartaz relacionando os alimentos ingeridos com seus respectivos grupos alimentares;
3) Reunidos em grupos de três ou quatro, os alunos devem discutir a qualidade de sua própria alimentação, verificando se é saudável e equilibrada;
4) Num debate aberto a toda a classe, os alunos elaboram suas próprias conclusões a respeito de seus hábitos alimentares.
*Maria Sílvia Abrão é bióloga, pós-graduada em fisiologia pela Universidade de São Paulo e professora de ciências da Escola Vera Cruz (Associação Universitária Interamericana).
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