Nível fundamental
Objetivos
1) Entender o que era arte para os gregos.
2) Perceber as diferenças entre os períodos em que se divide a arte grega na Antiguidade.
3) Relacionar a estética grega com a de outros povos e civilizações até os nossos tempos.
Comentários
Na Grécia antiga, arte e religião estavam intimamente ligadas. Também, conforme foram se aperfeiçoando tecnicamente, os artesãos desenvolveram uma estética cada vez mais realista na representação do corpo humano. Até hoje, adotamos esta representação como "certa". Em vários períodos da história da arte, houve um resgate desta forma de representação, além disso, o tema religião e imagem, pode ser observado em várias culturas.
Ponto de partida
O texto Arte na Grécia Antiga do site Educação pode servir para iniciar os estudos.
Estratégias
1) Leitura e interpretação do texto.
2) Leitura de imagens, as do texto e outras que o professor tiver.
3) Trazer para a sala-de-aula, imagens de diferentes povos e épocas que representavam seus deuses, como as culturas africanas e indígenas, por exemplo.
4) Trazer imagens barrocas e neoclássicas brasileiras e estabelecer relações com os períodos helenístico e clássico respectivamente.
Atividades
Seminários:
1) Dividir a sala em seis grupos.
2) Cada dois grupos se encarregará de estudar um dos períodos, só que com propostas diferentes:
Grupo A - Grécia arcaica: contextualização e características.
Grupo B - Grécia arcaica: relacionar com a estética do Egito antigo.
Grupo C - Grécia clássica: contextualização e características.
Grupo D - Grécia clássica: relacionar com a estética neoclássica.
Grupo E - Grécia Helenística: contextualização e características.
Grupo F - Grécia Helenística: relacionar com a estética barroca.
Sugestões
Os alunos devem procurar as imagens com a orientação do professor. Alguns sites onde se pode pesquisar: Itaú Cultural
Masp
Museu do Louvre
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