Objetivos
1. Estudar as características dos movimentos romântico e realista.
2. Fazer leituras comparativas de obras de arte.
Comentários
Fazer um trabalho de leitura de obra de arte requer muito mais a escuta do que a fala do professor. Deixe que seus alunos falem o que percebem, sentem e associam ao observarem as obras de arte. Escute-os com atenção e você perceberá que eles próprios irão visualizar as características da pintura.
A análise comparativa deve ser cuidadosa, pois a intenção não é "achar" um estilo melhor que o outro, e sim perceber as diferenças e semelhanças entre os movimentos.
Material
Os textos Realismo e Romantismo do site Educação são um bom começo para se estudar as características dos dois estilos. Imagens de obras românticas e realistas, selecionadas pelo professor, também podem ser comparadas.
Estratégias
1. Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor tenha.
2. Leitura e interpretação dos textos.
3. Leitura e análise comparativa das obras.
Atividades
O professor pode levar para a sala de aula, por exemplo, dois retratos, um de cada estilo, e fazer a leitura das obras uma de cada vez. A seguir, com uma imagem ao lado da outra, questionar os alunos sobre as diferenças e semelhanças entre os retratos em relação às cores utilizadas, aos efeitos de luz e sombra, às expressões dos rostos (parecem felizes, tristes, sérios etc.), e assim por diante. Repetir o exercício com outros temas: paisagens, cenas históricas...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário