domingo, 30 de março de 2008

Ciências/Observando nemo-Estudo das bactérias-vertebrados

Ciências

Nível fundamental

Observando Nemo
Cristina Faganeli Braun Seixas*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos
1) Assistir ao desenho e observar as características do ambiente marinho.
2) Identificar os diferentes animais, diferenciando os invertebrados dos vertebrados.
3) Perceber algumas das relações ecológicas existentes bem como sua importância.
Comentário introdutório
Existem vários invertebrados que se organizam em oito filos: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos. Cada um deles apresenta algumas características marcantes.
Os vertebrados se classificam em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos e também apresentam características específicas.
Estimulando o aluno com a animação "Procurando Nemo", podemos ajudá-los diferenciar os invertebrados de vertebrados e perceber algumas de suas características.
Estratégias
1) Assistir "Procurando Nemo". O professor poderá previamente alertar os alunos para que fiquem atentos a algumas situações.
2) Em seguida, deve-se discutir o filme a partir de um roteiro que poderá apresentar questões como as que seguem:
Qual a relação ecológica entre o peixe-palhaço (Nemo) e a anêmona-do-mar?
O professor (arraia) canta uma música para sua turma. Como é essa música? O que significam os nomes que nela são ditos?
Como a arraia se classifica? Dê suas principais características.
Fala-se de um ponto brilhante que é um ecossistema completo. Explique o que é isso e o por quê de tal afirmação.
Cite os invertebrados que aparecem no desenho, dizendo a que filo pertencem.
Cite exemplos dos diferentes vertebrados e mostre suas características.
Descreva algum fato ou informação que você achou curiosa.
Identifique uma falha no filme.
A relação entre os seres vivos no aquário está correta? Explique.
Relate sobre o filme, enfatizando alguns aspectos; o visual, as situações apresentadas, a história, etc.
3) Depois da discussão, as conclusões a que se chegou devem ser sistematizadas na lousa.
4) Pedir para os alunos desenharem em seu caderno os animais invertebrados e os vertebrados do filme, explicando algumas características observadas.
5) Propor uma pesquisa através da internet sobre outros animais invertebrados e vertebrados. Os alunos devem colar ou desenhar esses animais em seu caderno.
Sugestões e dicas
1) Pode-se elaborar juntamente com a professora de Artes um painel sobre o filme e expor na sala de aula.
2) Pedir aos alunos que assistam em casa outros filmes de animação, como por exemplo "Espanta Tubarões", analisando as cenas e comparando-as com as de "Procurando Nemo".

*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).


O estudo das bactérias

Cristina Faganeli Braun Seixas*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Conhecer as bactérias e suas diferentes funções;
2) Reconhecer a importância das bactérias para a vida;
3) Relacionar as diferentes aplicabilidades às bactérias.
Comentário introdutório
As bactérias são seres vivos que pertencem ao Reino Monera e que têm característica exclusiva. Elas apresentam célula procariótica, ou seja, seu material genético fica espalhado pelo citoplasma.
Apesar de serem relativamente simples, as bactérias realizam papéis de suma importância para o ambiente, para a vida e sua manutenção, melhorando assim a qualidade dela.
Estratégias
1) O ponto de partida será a leitura de dois textos encontrados no site Educação:
Esses microorganismos são úteis para nós em vários aspectos.
Sem elas, a vida não seria possível
.
2) A leitura deverá ocorrer na sala de aula, sendo realizada em voz alta por alguns alunos, enquanto os outros acompanham;
3) Ao término, o professor fará alguns questionamentos, do tipo:
a) Como é o corpo de uma bactéria?
b) Qual é o tamanho dela?
c) Quais são suas utilidades?
d) Em que elas nos ajudam?
4) O professor poderá selecionar livros com diferentes imagens e informações, a fim de que os alunos descubram as respostas referentes aos questionamentos.
5) Organizar na lousa as informações encontradas, pedindo para que os alunos as registrem em seu caderno.
Sugestões e dicas
1) Construir uma bactéria através de garrafas pet e outros materiais, identificando as estruturas de seu corpo.
2) Pode-se finalizar este conteúdo, juntamente com o Reino Fungi, por meio de um café da manhã à base de microorganismos (fungos e bactérias), pedindo que cada aluno traga determinado alimento, como por exemplo:
queijo gorgonzola (fungos);
pão (fungos);
iogurtes (bactérias) etc.

* Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco)


Circuito prático de vertebrados
Cristina Faganeli Braun Seixas*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos
1) Observar e identificar as características morfológicas de cada classe dos vertebrados;
2) Reconhecer e relacionar as características de cada grupo aos exemplares observados.
Comentário
Os animais vertebrados apresentam algumas características em comum, enquanto outras são bem específicas. Por exemplo: os peixes são aquáticos, sua morfologia e suas adaptações para esse ambiente são determinantes para sua sobrevivência; os anfíbios dependem da água para respiração e reprodução; os répteis foram os primeiros a conquistar o ambiente terrestre e, para isto, precisaram se adaptar muito (como ao realizar reprodução sexuada com postura de ovos com casca).
Já as aves apresentam penas, bico, adaptações para o vôo, enquanto os mamíferos apresentam glândulas mamárias, sebáceas, sudoríparas, pêlos, diafragma etc.
As semelhanças e diferenças entre os grupos foram se aprimorando conforme sua adaptação ao ambiente e sua evolução. Algumas destas características podem ser observadas e comparadas nesta aula, despertando, assim, a curiosidade dos estudantes.
Materiais
O professor deverá providenciar um exemplar, no mínimo, de cada classe. Por exemplo:
a) Um peixe (observado em um aquário ou obtido num supermercado);b) Um anfíbio (rã);c) Um réptil (jabuti, tartaruga);d) Uma ave (periquito);e) Um mamífero (hamster, porquinho-da-Índia);f) Ração para os animais;g) Jornal e/ou serragem.
Estratégias
1) Levar os animais para o laboratório de Ciências ou outro espaço da escola;
2) Colocar cada exemplar, providenciado previamente, em uma bancada;
3) Orientar os alunos, antecipadamente, sobre sua conduta em relação aos animais (barulho, movimento brusco etc.);
4) Elaborar um relatório para observação dos exemplares, a fim de que o grupo olhe, discuta com os colegas e registre suas descobertas;
5) Discutir, com os alunos, quais são as características marcantes de cada grupo, sistematizando as informações na lousa, certificando-se da realização do registro.
Sugestões e dicas
O professor poderá solicitar uma pesquisa sobre alguns animais curiosos, como por exemplo o ornitorrinco, o morcego, a baleia etc. Também poderá propor uma pesquisa sobre algum animal de interesse dos alunos, para que eles apontem suas descobertas, podendo trazer ilustrações e outros dados interessantes.
Esta aula poderá ser finalizada com um jogo de cartas para fixação das características de cada classe de vertebrados.

*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco)

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Gostaria primeiramente de me apresentar, meu nome é Janaina e sou professora. Apesar de ser uma 'internauta' acabo de me sentir arcaica por nao navegar mais por esses tais blog's.
    O seu é muuuuuito bom. Adorei as dicas de planos de aula. Pode ter certeza q serei uma visitante frequente!
    Um abraço.

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