sábado, 29 de março de 2008
Artes...........Modernismo no Brasil
Nível fundamental
Objetivos
1) Estudar as características do movimento modernista no Brasil.
2) Entender a proposta de "quebra" das tradições da Arte acadêmica.
Ponto de partida
Como ponto de partida é sugerido o texto Semana de Arte Moderna e, após o andamento dos estudos, os textos de artistas modernistas que estão no site Educação, são eles: Brecheret, Tarsila do Amaral, Gravura Moderna e Grupo Santa Helena. Os textos Arte acadêmica e Missão artística francesa, também podem ser utilizados no processo.
Comentário
Para entender o movimento modernista no Brasil é necessário, mais do que compreender as vanguardas européias, compreender a nossa história. Qual arte se fazia e era reconhecida como tal até o início do século 20, qual o conceito de moderno, e quais rupturas o modernismo brasileiro provocou.
Estratégias
1) A partir da questão o que é moderno, ouvir o que os alunos têm a dizer/escrever, sem definir o conceito.
2) A partir do texto A semana de arte moderna, fazer interpretação do texto e leitura da imagem. A leitura da imagem é um processo em que o professor escuta e pergunta mais do que faz afirmações.
3) Em grupos, os alunos deverão apresentar, em forma de seminário, os artistas cujos textos estão no site, além de outros que eles pesquisem, inclusive em literatura (Mario de Andrade e Oswald de Andrade, por exemplo).
4)Retomar a discussão sobre a idéia de moderno, agora chamando a atenção para a ruptura com a arte estabelecida até então.
5) Dividir a sala em dois grupos para um debate. Cada grupo deverá reunir argumentos para defender ou a arte moderna ou a arte acadêmica.
Sugestões
1) Seria muito interessante se as disciplinas propostas para a utilização desse projeto trabalhassem a interação.
2) Nos textos sugeridos para o projeto, existem sugestões de atividades e de leitura de imagens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário