Nível fundamental
Objetivo
Estudar e exercitar a forma do action paiting ou pintura gestual.
Comentário
Criada por Jackson Pollock, a pintura de ação gestual leva em conta as emoções na execução da obra de arte, abandonando o uso de materiais tradicionais, como pincéis e espátulas, e de um projeto (rascunhos ou esboços). O artista pinta diretamente na parede ou no chão, em enormes telas, de forma espontânea.
Material
O texto Rompendo com a arte acadêmica será um ótimo ponto de partida para esta aula. Utilize também imagens de trabalhos de outros artistas representantes do action paiting. Os alunos precisarão de grandes folhas de papel (pode ser papel Kraft) e tintas. (Observação: no dia da atividade, todos devem estar com roupas velhas, que possam sujar de tinta).
Estratégias
1. Leitura e interpretação do texto.
2. Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor levar para a aula.
3. Assistir ao filme "Pollock", de Ed Harris.
4. Propor aos alunos que pesquisem outros artistas representantes da pintura gestual.
Atividade
Esta atividade pode ser feita individual ou coletivamente. O importante é que os alunos vejam o trabalho sendo executado, pois isso pode ser interessante para uma discussão posterior. Os alunos devem observar a forma como outros jogam a tinta no papel, com que objetos, com quais partes do corpo, etc. O papel pode estar no chão ou na parede.
Sugestões
Experimente realizar os trabalhos fora da sala de aula. Isso irá, certamente, chamar a atenção de outros alunos ou funcionários da escola, mas deixe que os próprios alunos expliquem o que está ocorrendo - assim você poderá avaliar se eles realmente entenderam a proposta.
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário