Nível fundamental
Cadeia alimentarObjetivos
1) Verificar a importância da cadeia alimentar, identificando os produtores, consumidores e decompositores.
2) Observar as diferentes relações ecológicas existentes nas diversas cadeias alimentares.
Comentário introdutório:
A manutenção da vida e do equilíbrio ecológico entre as populações depende da cadeia alimentar. Ela se compõedos produtores (Reino Plantae), dos consumidores (Reino Animmalia) e dos decompositores (Reinos Monera e Funghi). No reino Animmalia há os animais herbívoros (consumidores primários) e carnívoros (consumidores secundários e terciários).
Por meio do estudo da cadeia alimentar podem-se avaliar os tipos de relações ecológicas, como por exemplo: predatismo, herbivorismo, comensalismo, competição intra e inter-específica, parasitismo, etc.
É importante ressaltar que o conceito de cadeia alimentar é meramente didático, uma vez que na natureza ocorre a grande teia alimentar.
Estratégias
1) O professor deverá explicar o que é cadeia alimentar e sua importância para a manutenção da vida, destacando os produtores, consumidores (primário, secundário, terciário...) e decompositores.
2) Os alunos formarão duplas e discutirão um exemplo de cadeia alimentar.
3) O educador deverá orientar as duplas a fim de assegurar que os animais da cadeia alimentar que elas escolheram estejam condizentes com o habitat em que vivem.
4) Posteriormente, os alunos representarão o habitat e suas características (fatores abióticos) através de pintura e/ou colagem na folha de papel A3 ou tela.
5) Em seguida elaborarão com a massa de modelar o produtor, os consumidores (primário, secundário, terciário...) e decompositores.
6) Ao término da atividade, o professor poderá classificar as telas, juntamente com os alunos, baseando-se em um ou mais critérios, como por exemplo; quais pertencem a ecossistemas aquáticos, quais são terrestres, quais da Mata Atlântica, etc...
Materiais
Tela ou folha de papel A3, massa de modelar e outros materiais diversos como papéis, lantejoulas, miçangas, etc.
Produto final
Painéis em relevo sobre cadeia alimentar.
Sugestões e dicas
O educador poderá priorizar cadeias alimentares que pertencem aos ecossistemas brasileiros.
Óleo usado pode virar sabão
Objetivos
1) Ensinar noção de e reciclagem e sustentatibilidade do planeta, diminuindo a produção de lixo e reaproveitando ao máximo o produto antes de descartá-los.
2) Reciclar óleo de cozinha usado, transformando-o em sabão.
Materiais
1) 5 litros de óleo comestível usado;
2) 2 litros de água;
3) 200 ml de amaciante de roupas;
4) 1 Kg de soda cáustica em escama.
Atividades
1) Coloque a água - na temperatura ambiente - em um balde de plástico.
2) Adicione, com cuidado, a soda cáustica. Mexa para auxiliar na dissolução, com um instrumento de plástico (um cano de PVC, por exemplo).
3) Adicione o óleo levemente aquecido (50°C aproximadamente) e mexa por 40-50 minutos. Está ocorrendo uma reação química de saponificação.
4) Adicione o amaciante. Mexa novamente.
5) Mexa até formar uma mistura homogênea.
6) Jogue a mistura em uma fôrma plástica e espere secar.
7) Corte o sabão em barras.
Comentários
A atividade deve ser realizada preferencialmente no laboratório da escola, se houver. Os materiais podem ser trazidos pelos alunos. As barras de sabão produzidas podem ser levadas para casa.
Usar luvas de borracha ao manipular os materiais.
Caixas de leite vazias e lavadas podem servir como fôrma.
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