Nível fundamental
Cultivo dos fungos
Cristina Faganeli Braun Seixas*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Perceber as condições ideais para a reprodução e desenvolvimento dos fungos;
2) Realizar um experimento científico e elaborar hipóteses no decorrer do processo;
3) Reconhecer os diferentes tipos de fungos, relacionando-os, por exemplo, com a sua importância para o ambiente.
Comentário introdutório
Os fungos são seres vivos que podem tanto prejudicar como também trazer benefícios. Eles causam doenças como micose, por exemplo, mas também são amplamente utilizados em nossa alimentação, como por exemplo, os cogumelos, o fermento biológico, o queijo gorgonzola etc.
Estratégias
1) Pedir aos alunos que coloquem um pedaço de pão e de frutas como mamão, tomate etc. em uma caixa de sapato. Antes de fechá-la é preciso borrifar um pouco de água. Deixar a caixa fechada em um local determinado por um período de uma semana.
2) Após esse período, os alunos trarão a caixa e serão analisados os resultados (aparecimento de fungos diferentes, de cheiro e a deteriorização do alimento).
3) Analisar juntamente com os alunos:
a) Como ocorreu o aparecimento dos fungos?
b) Quais condições foram necessárias para o crescimento dos fungos?
c) Quantos fungos diferentes apareceram nos resultados obtidos pela sala?
d) Qual a importância dos fungos encontrados para o meio ambiente?
*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco)
Conhecendo as flores
Cristina Faganeli Braun Seixas*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Despertar o interesse pelas flores, percebendo suas características.
2) Identificar as partes da flor responsáveis pela reprodução.
3) Reconhecer a importância das cores e de seu perfume como recursos para atrair agentes polinizadores.
Comentário introdutório
As flores, além de fazer um bem para a alma, também fazem para o coração, pois estão sempre relacionadas ao amor, ao romantismo etc. A beleza delas desperta diferentes reações de satisfação e prazer.
Mas, existem pessoas que não gostam da primavera, pois neste período há um grande número de plantas em floração e, por isso, o ambiente fica repleto de pólen, desencadeando assim uma reação alérgica.
Independentemente do contentamento ou descontentamento, as flores são extremamente úteis para a alimentação dos animais, inclusive a nossa. E para isso necessitam se reproduzir e perpetuar a espécie.
Estratégias
1) O ponto de partida será o texto: Flores: Além de belas, elas são mecanismos de reprodução das plantas, do Educação;
2) Após a leitura, os alunos observarão diversas flores coletadas previamente pelo professor.
3) Registrarão em seu caderno, através de desenhos, os detalhes de uma ou duas flores dos exemplares observados.
4) Através do livro didático ou de uma figura determinada pelo educador, os alunos reconhecerão, identificarão e nomearão as partes das flores desenhadas.
5) Após o reconhecimento, discutirão como ocorre a formação de uma semente e/ou fruto, fazendo um breve relato, que pode ser oral ou por escrito.
6) Para sistematizar, o professor poderá ministrar uma aula expositiva, ressaltando as partes principais da flor para a reprodução e como ela ocorre.
Sugestões e dicas
1) O educador poderá também entregar uma figura devidamente identificada para os alunos colarem no caderno, assegurando assim o entendimento.
2) Se a escola apresentar uma área com diferentes flores, a coleta poderá ser realizada juntamente com os alunos. Isso facilita a observação de outros detalhes, como, por exemplo, o local em que a planta se desenvolve (se é úmido, se bate sol, se tem outras plantas etc), se existe epífitas ou não, se as flores estão em cachos ou não etc.
3) Há ainda a possibilidade de visitar parques da região, ou Jardim Botânico, e ainda exposições de flores, por exemplo.
*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).
Estados da água
Cristina Faganeli Braun Seixas*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
Reconhecer os diferentes estados físicos da água.
Compreender a relação entre a temperatura e mudança de estado físico da água.
Comentário introdutório
A água é um recurso natural e sabe-se que há aproximadamente dois milhões de anos atrás existiu a Época Glacial, quando ocorria grande incidência de geleiras nos hemisférios Norte e Sul.
Vale ressaltar que a quantidade de água existente no planeta Terra permanece constante desde a sua formação, o foco da discussão é em que condições ocorrem às mudanças de estado físico da água.
Este recurso pode ser encontrado na natureza em diferentes estados (sólido, líquido e gasoso), podendo-se observar também algumas mudanças de estado conforme a temperatura do ambiente, por exemplo, passando do estado líquido para o gasoso (evaporação).
Estratégias
1) Levantar alguns questionamentos na sala sobre a água, tais como:
Qual sua utilização?
Encontramos água sempre da mesma forma?
O que acontece se colocarmos água no freezer, por exemplo?
E se aquecê-la? O que acontece?
Por que o vidro do carro embaça quando está frio? Explique.
2) A partir das respostas, o professor poderá propor uma aula de observação utilizando um recipiente com cubos de gelo e outro recipiente com água fervendo. E com o auxílio de um termômetro medir a temperatura de cada um dos recipientes. Durante esta simples observação o professor estimulará com diversas perguntas a fim de que percebam as mudanças de estado da água, como por exemplo, o gelo voltará a ser água líquida, relacionando assim a mudança de estado a temperatura.
3) Posteriormente as informações poderão ser sintetizadas completando o esquema abaixo:
Sugestões e dicas
1) O professor poderá propor como tema de pesquisa, a definição de ponto de fusão e ebulição e pedir para que os alunos representem em uma tabela, percebendo assim as diferenças entre os respectivos pontos em alguns materiais, como por exemplo, a água, o álcool, o óleo, etc.
2) Este assunto também poderá ser relacionado com o estudo do ciclo da água na natureza.
3) Os alunos poderão assistir a trechos do desenho; "A era do gelo", percebendo as modificações de estado da água, as adaptações dos seres vivos, suas dificuldades neste ambiente, etc.
*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).
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