terça-feira, 1 de abril de 2008

Ciências/Colônias de bactérias

Nível fundamental

Observando colônias de bactérias

Objetivos
- Observar a formação de diferentes colônias de bactérias.
- Realizar um experimento científico e elaborar hipóteses no decorrer do processo.
Comentário introdutório
A bactéria é um ser vivo que pertence ao Reino Monera e apresenta algumas características marcantes, por exemplo: são procariontes, ou seja, seu material genético fica espalhado pelo citoplasma da célula; são unicelulares e podem formar colônias e isso permite a visualização a olho nu.
Material para a experiência
- Caldo de carne
- Ágar-ágar
- Pinça e/ou palito de churrasco
- Lamparina
Procedimentos
1) O professor deverá preparar um caldo de carne, acrescentar ágar-ágar e distribuir (ainda quente) em diversos recipientes, fechando-os em seguida. A consistência deverá ser semelhante à da gelatina após o seu resfriamento.
2) Levar os recipientes contendo o meio de cultura (caldo de carne com ágar-ágar) e explicar aos alunos como o meio de cultura foi preparado.
3) Solicitar que pensem onde gostariam de descobrir a presença de bactérias: mesa do refeitório, lixo, banheiro, em seus próprios sapatos, etc.. Em seguida, um aluno deverá pegar uma pinça, esterilizá-la utilizando a chama de uma lamparina e realizar a coleta. O uso da lamparina é dispensável, podendo-se utilizar qualquer outra forma de se produzir fogo.
4) Em seguida, o aluno deverá abrir o recipiente, passar a pinça no meio de cultura, e fechá-lo imediatamente.
5) Depois de colhidos todos os materiais desejados, os recipientes devem ser deixados, por exemplo, no fundo da sala, para que possam ser observados diariamente. Após 15 dias, em média, já será possível perceber colônias formadas, com variadas cores.
6) Vale lembrar que o meio poderá ser contaminado também por fungos e, portanto, o professor enfatizará os dois seres vivos, ressaltando seus respectivos reinos (Monera e Fungi) e suas características.
Sugestão
Ampliar a discussão com a leitura de textos do UOL Educação.

O inventor do avião

Objetivos
1) Apresentar a polêmica da primazia da invenção do avião: Santos Dumont X irmãos Wright;
2) Mostrar que um produto tecnológico como o avião é decorrência do desenvolvimento de um processo histórico e científico;
3) Evidenciar que esses fatos não apagam os méritos do inventor brasileiro.
Público-alvo
Alunos de 7ª. e 8ª. séries.
Atividades
1) Realizar uma pesquisa sobre os fatos que envolvem o vôo dos irmãos Wright (1903) e o vôo de Santos Dumont (1906), apresentando-os num painel.
2) Debate: Quem voou primeiro? Quais os argumentos são favoráveis aos americanos, quais ao brasileiro. Deixe que seus alunos dêem sua opinião sobre o tema.
3) Após o debate, é bastante esclarecedora a leitura do texto
Irmãos Wright foram os primeiros, mas Santos-Dumont fez mais pela aviação, da Folha On-Line.
4) Como os alunos vêem as posições que defenderam durante o debate depois da leitura do texto? Proponha que eles escrevam um texto sobre o assunto.
Atividade suplementar
Se possível, propor uma pesquisa sobre a "invenção" do automóvel para mostrar como o veículo não teve um único inventor, mas vários.

Respiração

Objetivos
Reconhecer os órgãos envolvidos na respiração.
Diferenciar inspiração de expiração.
Perceber o caminho percorrido pelo gás oxigênio no processo respiratório.
Verificar a importância do diafragma e dos músculos intercostais na respiração.
Comentário introdutório
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos ocos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos.
Cada bronquíolo apresenta pequenas bolsas, que são denominadas alvéolos pulmonares. É na superfície dos alvéolos que ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue. Além desses órgãos, são fundamentais para a respiração o diafragma e os músculos intercostais.
Procedimentos
Inicialmente o professor solicitará que os alunos verifiquem em seu livro didático ou em outras fontes quais são os órgãos do aparelho respiratório. Os alunos deverão registrá-los através de desenhos, identificando-os. Poderá solicitar que um aluno se dirija espontaneamente à frente a fim de se realizar uma demonstração dos processos de inspiração e expiração.
Solicitar ao aluno que inspire e explique o ocorrido para a sala (entrada de ar) e pedir para expirar (saída de ar). Em seguida, repetir o procedimento, pedindo para a classe observar os movimentos no corpo, relacionando assim o diafragma e os músculos intercostais aos processos em questão.
Posteriormente, o professor discutirá com os alunos o caminho que o gás oxigênio percorre desde o momento em que passa pelas fossas nasais até chegar aos pulmões. Após estudar este trajeto, o professor indagará o caminho que o O2 fará após a chegada nos pulmões, relacionando assim a respiração celular.
Sugestões e dicas
Para elucidar mais a aula, pode-se construir um modelo respiratório ou o professor poderá realizar uma viagem fascinante pelo interior do corpo através de um recurso audiovisual, como o CD-ROM "O Corpo Humano" (Globo Multimídia).

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