quinta-feira, 10 de abril de 2008

Espanhol...Curiosidades gastronômicas, Quiz e biografia, Humor e portunhol

Espanhol

Nível fundamental

Semana das curiosidades gastronômicas

Comentários
Essa atividade não visa tão somente a aquisição de vocabulário; abrange uma investigação por parte dos alunos dos alimentos e seus benefícios. O produto final tem como público-alvo toda a comunidade escolar que freqüenta a cantina ou refeitório. De caráter simples, porém chamativo, o que se propõe é que os alunos criem um painel Você sabia?, no qual estarão afixadas expressões da língua espanhola que tem certos alimentos como protagonistas.
Estratégias
O professor dividirá a classe em grupos (trios, por ex.). Cada grupo se encarregará da divulgação de um alimento (buscando informações nutricionais e apresentando a expressão idiomática que está vinculada a este gênero alimentício). Deverão ser acordados os prazos de entrega dos textos, reescritas e a padronização do painel (tipo de letra, cores, etc.) para haver harmonia na comunicação visual e eficiência para captar a atenção do público-alvo.
Sugestões
A atividade pode ser realizada em conjunto com a disciplina de ciências, que poderá aprofundar a questão nutricional dos alimentos e relacionar ao estudo dos aparelhos digestivo, excretor, etc.; é possível ampliar o foco nas aulas de espanhol para a questão cultural dos alimentos e seu uso/consumo nos diferentes países de língua espanhola (esses dados poderão, inclusive, fazer parte da construção do painel).



Quiz e biografia
Claudine U. Whitton*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Ponto de partida
Quizzes disponíveis no site Educação, do UOL (ex.de personagens como Fidel Castro e Frida Kahlo).
Objetivos
1) Explorar recurso multimídia como portador de informação complementar para a produção textual.
2) Avaliar como os alunos identificam e selecionam as informações contidas nos quizzes para escrever um texto biográfico.
Produto final
Produção de um texto biográfico a partir do quiz e de outros textos (livros, sites selecionados da internet,etc.).
Estratégias
1) Dividir os alunos em duplas e dar as instruções de acesso à página de Educação onde o quiz se encontra.
2) Cada dupla realiza o teste e confere suas respostas on-line.
3) O professor discute coletivamente com os alunos se as informações do quiz são suficientes para compor um bom e adequado texto biográfico e de que forma transformam as perguntas e as respostas do teste em biografia (esse é o "gancho" para falar das estruturas lingüísticas: verbos, pronomes, etc) e de outros elementos fundamentais (como as datas, o texto em 3ª. pessoa,etc.).
4) Selecionadas as informações, as duplas se organizam para coletarem novos dados, aproveitando o tempo disponível e o recurso (computador) para os necessários ajustes que visarão à composição do texto final.
5) Incentive a cooperação e a importância das anotações individuais como parte da história de cada aluno com a disciplina.
Sugestões
Utilize os textos que estão disponíveis no link Biografias do site Educação, que poderão servir de "modelos" para os textos que cada dupla de alunos escreverá.



Humor e portunhol

Ponto de partida
Objetivo
Recordar conteúdos anteriormente explorados nas aulas.
Comentário
A leitura do quadrinho pode ser extremamente interessante para revisar o que já foi trabalhado em sala de aula: temas como o uso dos artigos, a ortografia e, inclusive, o uso do portunhol pelos alunos.
Estratégias
Peça aos alunos para fazerem a leitura do quadrinho, a partir da qual deverão:
1) Identificar as inadequações ou erros (gramaticais, ortográficos, lexicais);
2) Corrigir os erros reescrevendo o texto e, conseqüentemente, aplicando o que aprenderam nas aulas anteriores.
Sugestões
Se por um lado o texto contido no quadrinho abarca alguns dos aspectos fundamentais da língua espanhola, por outro constatamos que são questões dessa ordem que mais observamos nas produções orais e escritas dos alunos. Recomendo que na mesma aula, após terem feito a atividade proposta com o texto do quadrinho, você proponha outros exercícios, como ditados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário