sexta-feira, 25 de abril de 2008

Geografia//Conflitos étnicos e intolerância, hidrografia

Geografia

Nível fundamental

Conflitos étnicos e intolerância

1)Conhecer os principais conflitos étnicos nos dias atuais.
2) Conhecer as diversas formas com que o preconceito se manifesta na sociedade atual.
3) Discutir os antagonismos existentes entre grupos culturais e as dificuldades de assimilação das diferenças.
4) Representar as discussões em sala de aula na linguagem de quadrinhos.Estratégia
1) Abordagem em sala de aula dos principais conflitos étnicos do mundo atual.
2) Levantar em sala de aula as formas de preconceitos que podem ser verificadas no dia-a-dia e na comunidade na qual os alunos vivem.
3) Pesquisar a influência da discriminação no mundo do trabalho.Proposta de trabalho em grupoA seqüência dos quadrinhos sugere uma reação em cadeia de posturas preconceituosas. Tire uma cópia para cada grupo e peça que desenvolvam a proposta de trabalho que segue.Clique aqui para ver a seqüência de quadrinhos e imprimi-la.
1. Escrever falas nos balões a partir das imagens sugeridas por cada quadrinho.
2. Pensar um título para a história e escrever no primeiro quadrinho em branco.
3. Colorir os quadrinhos.
4. Fazer uma capa para o trabalho.
5. Colocar o nome dos elementos do grupo na contracapa.Conclusão da atividadeOs trabalhos podem ser discutidos e expostos em mural em sala de aula ou qualquer outro espaço adequado da escola.


Hidrografia

1)Conhecer a hidrosfera, isto é, as diferentes formas de acúmulo de água na superfície terrestre, em aqüíferos e lençóis freáticos;
2) Compreender a dinâmica do ciclo da água;
3) Enumerar os conceitos básicos de hidrologia e hidrografia e associá-los com outros aspectos do meio ambiente, tais como: clima, relevo, vegetação e solo, entre outros;
4) Analisar como a ação antrópica (do homem) interfere nessa dinâmica e os prejuízos que ela pode causar, tanto ao meio ambiente, como à qualidade de vida da população mundial;
5) Conhecer diferentes formas do uso da água, entre elas: pesca, navegação, abastecimento, geração de energia e irrigação;
6) Apontar que a água, devido à sua grande importância, não apenas para as populações ribeirinhas, mas também para as grandes metrópoles mundiais, já provocou disputas e até guerras entre países (hidrogeopolítica).Estratégias
1) Propor a produção de uma tabela de temperaturas dentro e fora da sala de aula. O professor deve pedir aos alunos que observem como está o tempo (nublado, chuvoso, quente, frio, úmido ou seco) durante uma determinada quantidade de dias.Após este período, ele deve perguntar aos alunos se eles perceberam, em si mesmos, alguma reação a estas diferentes condições atmosféricas.Feito este exercício, o professor vai explicar os conceitos de tempo atmosférico, microclima e clima e construir um gráfico com as informações obtidas pelos estudantes;
2) Apresentar um climograma, explicando como são obtidos dados sobre temperatura e precipitação;
3) Exibir um filme que enfatize a relação destes processos com a vida no planeta (exemplo: "O Dia depois de Amanhã"). Pedir aos alunos um relatório sobre o filme, com propostas de soluções para as questões apresentadas na obra;
4) Mostrar para o aluno, através de mapas (do Brasil ou do mundo), a distribuição das temperaturas e das precipitações. Associá-las com outros fatores, como altitude, latitude, correntes marítimas e vegetação;
5) Pedir aos alunos pesquisas sobre os temas discutidos na sala de aula. Exemplos: localização de determinadas produções agrícolas e suas relações com o clima; plantações de produtos típicos de um determinado clima em outras regiões, através do uso de estufas.ConceitosHidrografia, bacia hidrográfica, aqüífero, lençol freático, ciclo da água, curso, potencial hidráulico e irrigação.Habilidades e competênciasCapacidade de estabelecer relações de causalidade, analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar a responsabilidade individual e coletiva (a partir da ética e do bem comum). O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a dinâmica hidrológica e as relações entre a água e outros sistemas naturais, além de sua relação com o homem.Conclusão da atividade
1) Fazer um debate sobre as mudanças climáticas globais, valorizando os dados obtidos nas pesquisas realizadas pelos estudantes;
2) Montar uma exposição com as conclusões do debate e imagens sobre o tema.

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