Espanhol
Nível fundametal
Provérbios
Ponto de partida
Leitura do texto Provérbios (1) no site Educação.
Objetivos
1) Reconhecer os provérbios comuns entre a língua espanhola e a portuguesa;
2) Conhecer alguns dos provérbios da língua espanhola;
3) Relacionar provérbios e contextos;
4) Mostrar situações nas quais os provérbios aprendidos na aula possam ser usados.
Estratégias
1) Apresentar o tema aos alunos a partir da leitura de um fragmento do clássico "Don Quijote", no qual o protagonista explica a Sancho Panza sobre o "uso e abuso" dos provérbios na fala;
2) Discustir os provérbios contidos no texto: quais deles os alunos conhecem?;
3) Dramatizar situações relacionadas aos provérbios abordados na aula (em duplas).
Sugestões
Após a leitura do texto no site Lição de Casa, a fim de aprofundar o estudo do tema, o professor poderá apresentar aos estudantes cartões com outros provérbios conhecidos e discutir a história e o significado de cada um deles.
Produto final
O próximo passo é organizar os alunos em pares. O professor, então, deve pedir para cada uma das duplas criar uma situação relacionada a um provérbio e registrá-la em seus cadernos. Se a turma é pequena, cada dupla apresenta uma dramatização aos demais. Por outro lado, se ela é numerosa, o professor deve usar o conhecimento que tem do grupo e adequar esta atividade para que ela atenda às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
Verbos no futuro
Objetivos
1) Recordar as três conjugações no futuro do indicativo;
2) Recordar o uso da perífrase verbal ir + a + infinitivo.
Ponto de partida
Escutar a música Verás, cantada por Madonna.
Estratégias
a) Para sistematização da gramática:
1) Escuta a música (espaços em branco para completar);
2) Análise da letra (leitura individual) e identificação das formas verbais no futuro (cada aluno anota no caderno os verbos identificados, colocando-os no infinitivo e classificando-os por conjugações - verbos terminados em AR, ER, IR - e também por grupos (regulares ou irregulares);
3) Conjugação dos verbos no caderno.
b) Para reflexão sobre o uso das formas no futuro:
1) Levantar com os alunos as situações em que são empregadas as formas no futuro;
2) Questionamento sobre possíveis diferenças de sentido entre os verbos no futuro indicativo e a perífrase ir + a + infinitivo;
3) Exercício prático. Ver sugestões a seguir.
*Sugestões
Certamente, há inúmeras atividades que o professor pode explorar e que servem de "desculpa" para praticar o emprego de formas no futuro. Essas atividades podem durar minutos e servir de fechamento da aula aqui planejada.
Sugestão 1: em duplas, os alunos conversam sobre seus planos para o fim de semana, próximo feriado, férias,etc. e os socializam para todo o grupo ao final.
Sugestão 2: escrita de metas individuais para um período de tempo determinado - cada aluno escreve suas metas -, por exemplo, em relação aos estudos, aos esportes, etc., coloca o papel dentro de um envelope fornecido pelo professor, que será lacrado e posteriormente aberto, de acordo com o tempo pré-estabelecido com o grupo (fim do trimestre, semestre.).
Nesse dia, realiza-se a "cerimônia" de abertura e a discussão das metas alcançadas ou não e os porquês, uma oportunidade de reflexão sobre oportunidades, compromissos e atitudes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário