terça-feira, 1 de abril de 2008

Ciências/Água é vida-Fungos-Grandes grupos vegetais

Nível fundamental

Água é vida
Cristina Faganeli Braun Seixas*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência;
2) Analisar criticamente o uso deste recurso e verificar se ele é adequado ou indevido.
Comentário
A água é um recurso natural e seu uso descontrolado está se tornando alvo de muitas discussões: trata-se ou não um recurso inesgotável, quais as formas de tratamento deste bem, etc. Portanto, é de suma importância abordar este assunto de forma consciente e crítica, tentando incutir uma mudança de postura no consumo por parte dos alunos.
Estratégias
1) Propor questõs à sala, a fim de realizar um diagnóstico do que os alunos sabem sobre o assunto. Por exemplo:
a) Quanto de água o nosso corpo necessita diariamente? Por quê?
b) Esta quantidade é a mesma em toda nossa vida?
c) Em qual(is) parte(s) do corpo concentra(m) maior quantidade de água? Qual a relação disto?
d) Em outras espécies; a quantidade de água é a mesma?
2) A partir daí o professor poderá sistematizar, por meio de desenhos ou gráficos, elaborados juntamente com a professora de Matemática, a quantidade de água que existe em diferentes partes do corpo ou em diferentes espécies. Por exemplo, o homem, o vegetal, a água-viva etc.;
3) Em seguida, deve-se analisar a importância da água para a vida, podendo-se averiguar isso em diferentes formas de vida;
4) O professor também deve chamar a atenção dos educandos para o uso correto deste recurso. E, para isto, poderá solicitar a eles uma conta de água, para analisarem os seus dados (em especial, consumo X valor);
5) Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.

*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco)


Fungos: atividades
Cristina Faganeli Braun Seixas*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos
1) Observar e diferenciar os fungos comestíveis;
2) Participar, questionar e levantar hipóteses durante a execução da atividade prática;
3) Entender o método científico e suas etapas.
Comentário introdutório
Os fungos são seres vivos que nos prejudicam causando doenças, como a micose, mas também nos beneficiam, pois são amplamente utilizados em nossa alimentação, como por exemplo, os cogumelos, o fermento biológico, o queijo gorgonzola, etc.
Material
1) O professor deverá adquirir previamente, diferentes tipos de cogumelos (shitake, pleurotus, shimeji, champignon) e fermento biológico. Cada grupo de alunos deve ter:
a) 1 Lupa; b) 1 Becker; c) 2 colheres de açúcar;d) H2O morna; e) Lâmina; f) Microscópio.
Estratégias
1) O professor deverá separar o material (um cogumelo inteiro e um pela metade de cada tipo) em cada bancada do laboratório e um tablete de fermento biológico. Também colocará o Becker, o açúcar e a água.
2) Posteriormente, pedirá aos alunos que misturem o açúcar ao fermento, mexendo bem. Por último, será acrescentada a água. Deve-se mexer bem e deixar descansar.
3) Neta etapa, os alunos devem observar os cogumelos a olho nu e através da lupa, verificando a formação do chapéu, cores, cheiros, etc. e farão anotações em seu caderno ou no relatório de observação.
4) Após terminarem os registros da observação dos cogumelos, o grupo verificará o Becker, descrevendo-o e levantando hipóteses para o ocorrido.
5) Após a discussão de hipóteses, os alunos devem preparar uma lâmina com o líquido do Becker, observar e relatar o ocorrido.
Sugestões e dicas
O professor poderá produzir uma massa de pão ou de pizza, para explicar a reação química ocorrida (Açúcar = Álcool etílico + CO2 + calor). A partir do açúcar e do calor inicial (água ou leite morno), o fungo transforma-se nas substâncias citadas anteriormente, sendo que o álcool evapora ao assar o pão e o CO2 é o responsável pelo crescimento da massa.

*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).


Grandes grupos vegetais
Cristina Faganeli Braun Seixas*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Identificar os diferentes vegetais, caracterizando-os;
2) Reconhecer a importância dos grandes grupos na natureza;
3) Relacionar cada grupo às suas características.
Comentário introdutório
O Reino Plantae subdivide-se em quatro grupos:
a) Briófitas: musgos e hepáticas.
b) Pteridófitas: samambaias e avencas e filicíneas.
c) Gimnospermas: pinheiros, ciprestes e sequóias.
d) Angiospermas: com o maior número de representantes, variando desde uma simples gramínea até gigantescas árvores.
Essas últimas subdividem-se em monocotiledôneas e dicotiledôneas.
Estratégias
1) O ponto de partida será o texto: A evolução dos vegetais;
2) Após a leitura, o professor discutirá com os alunos o vocabulário, devido a presença de palavras desconhecidas e complexas como, por exemplo, gimnosperma, angiosperma, monocotiledônea, dicotiledônea etc, apresentando a origem das palavras e o seu significado;
3) O professor organizará previamente várias plantas de diferentes grupos;
4) Pedirá aos discentes que formem trios e que, em seguida, separem as plantas apresentadas em grupos pelas suas semelhanças (critérios);
5) Durante essa classificação, o professor estará constantemente "desafiando", ou seja, questionando os alunos para que percebam as características de cada grupo;
6) Após a classificação, cada trio deverá explicar as suas conclusões para a sala, nomeando as plantas e dizendo quais suas características são visíveis e a qual grupo pertence;
7) O registro desse conteúdo poderá ser realizado na lousa pelo professor por meio de um mapa conceitual, que os alunos copiarão em seu caderno.
Sugestões e dicas
1) O aluno poderá aprofundar-se no tema, estudando mais sobre as angiospermas e suas flores por meio do texto: Flores: Além de belas, elas são mecanismos de reprodução das plantas.
2) O professor poderá elaborar um relatório de observação, em que enfatize as características observadas e os exemplares dos quatro grupos.

* Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).

3 comentários:

  1. adorei to começando agora como profesora gostaria que tivese mais planos para a educação infantil

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  2. gostaria de receber um projeto que abrangesse o estudo das classificação e organização dos vegetais para aplicar em biologia 2° série do ensini medio pode mandar pelo email:maria.luci.abm@hotmail.com

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  3. gostaria de receber um projeto sobre a classificação e organização dos vegetais (plantas) para trabalhar na 2° série do ensino médio pode enviar por email:maria.luci.abm@hotmail.com

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