Nível fundamental
Tempo atmosférico e climaObjetivos
1) Conhecer as diferenças entre clima e tempo atmosférico;
2) Compreender a dinâmica atmosférica da Terra e como o homem interfere nela;
3) Associar o clima a outros fenômenos, como altitude, relevo, maritimidade, continentalidade, densidade vegetal e evapotranspiração. Relacioná-los a fatores climáticos como temperatura, pressão e umidade, criando uma visão articulada entre os elementos e fenômenos que formam o meio ambiente;
4) Analisar como os diferentes tipos de clima interferem na opção por certas atividades econômicas e quais impactos sociais estão relacionados à dinâmica climática (enchentes, secas, desabamentos, etc.);
5) Determinar a relação entre determinadas ações humanas e mudanças climáticas em diferentes escalas. Exemplos: represas artificiais podem alterar o microclima local ou regional; a emissão de gases que provocam o efeito estufa (CFCs, metano e gás carbônico), através da queima de combustíveis fósseis, provoca o aumento da temperatura global, acelera o degelo das calotas polares e aumenta do nível do mar.
Estatégias
1) Propor a produção de uma tabela de temperaturas dentro e fora da sala de aula. O professor deve pedir aos alunos que observem como está o tempo (nublado, chuvoso, quente, frio, úmido ou seco) durante uma determinada quantidade de dias.
Após este período, ele deve perguntar aos alunos se eles perceberam, em si mesmos, alguma reação a estas diferentes condições atmosféricas. Feito este exercício, o professor vai explicar os conceitos de tempo atmosférico, microclima e clima e construir um gráfico com as informações obtidas pelos estudantes;
2) Apresentar um climograma, explicando como são obtidos dados sobre temperatura e precipitação;
3) Exibir um filme que enfatize a relação destes processos com a vida no planeta (exemplo: O Dia depois de Amanhã). Pedir aos alunos um relatório sobre o filme, com propostas de soluções para as questões apresentadas na obra;
4) Mostrar para o aluno, através de mapas (do Brasil ou do mundo), a distribuição das temperaturas e das precipitações. Associá-las com outros fatores, como altitude, latitude, correntes marítimas e vegetação;
5) Pedir aos alunos pesquisas sobre os temas discutidos na sala de aula. Exemplos: localização de determinadas produções agrícolas e suas relações com o clima; plantações de produtos típicos de um determinado clima em outras regiões, através do uso de estufas.
Conceitos
Clima, tempo, dinâmica climática terrestre, processos interativos entre homem e clima e impactos ambientais da ação humana.
Habilidades e competências
1) Capacidade de estabelecer relações de causalidade, analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar;
2) O aluno deverá ser capaz de entender/explicar os processos climáticos básicos, as paisagens relacionadas ao clima e como o homem interfere na dinâmica climática.
Conclusão da atividade
1) Fazer um debate sobre as mudanças climáticas globais, valorizando os dados obtidos nas pesquisas realizadas pelos estudantes;
2) Montar uma exposição com as conclusões do debate e imagens sobre o tema.
Geologia e geomorfologia
Luiz Carlos Parejo*Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Conhecer as diferentes teorias sobre a formação do Universo, do Sistema Solar e da Terra;
2) Compreender como a dinâmica interna da Terra reflete nas diferentes camadas que a formam e como são criadas as macroestruturas de relevo na superfície;
3) Associar esses processos aos diferentes modos de ocupação do planeta;
4) Relacionar a Teoria da Tectônica de Placas com eventos catastróficos, como terremotos e tsunamis, além de suas localizações.
Estatégias
1) Propor a produção de uma maquete representando as diferentes camadas que formam a estrutura interna da Terra;
2) Ler os textos sobre tectônica de placas, vulcanismo e escala Richter no site Educação;
3) Exibir um filme que enfatize a importante relação desses processos com a vida no planeta. Exemplos: "O Núcleo", "O Inferno de Dante" e "Tsunami";
4) A partir de mapas, o aluno deve localizar as áreas de maior atividade vulcânica, sísmica e de tsunamis no mundo, e depois produzir um texto com suas conclusões;
5) Pesquisar os temas propostos em sala de aula. Exemplos: como outras culturas explicam a formação da Terra, do Sol, da Lua e do Universo; como é um vulcão e como ele "funciona".
Conceitos
Processos internos da Terra, tempo geológico, teorias sobre a formação da Terra.
Habilidades e competências
1) Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar;
2) O aluno deverá ser capaz de entender/explicar os processos internos da Terra mais importantes, as paisagens formadas na superfície e como o homem diminui o impacto desses processos através da tecnologia.
Conclusão da atividade
1) Construir uma maquete explicativa com as zonas convergentes, ou áreas de choque de placas tectônicas (exemplos: Andes, Himalaia, Alpes, Fossa das Marianas e Vitjaz), e divergentes, ou áreas de separação de placas tectônicas (exemplos: dorsal mesoatlântica);
2) Construir uma maquete de um vulcão, se possível, colocando gelo seco na chaminé, para parecer mais real;
3) Montar uma exposição com as maquetes, imagens de vulcões, conseqüências de abalos sísmicos e datas e mapas indicando a ocorrência dos maiores terremotos.
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