Nível fundamental
Alimentação e qualidade de vida
Objetivos
1) Observar a pirâmide alimentar para reconhecer a importância de uma alimentação balanceada.
2) Analisar situações-problema.
3) Elaborar dieta específica para determinadas situações.
Comentário introdutório
Atualmente se fala muito em qualidade de vida e, nesse contexto, encontram-se a alimentação e a variedade de produtos encontrados em supermercados, fast food, etc. É necessário que os alunos percebam e analisem criticamente a qualidade dos alimentos, bem como aqueles que o organismo necessita para o seu bom funcionamento.
Materiais
Imagem da pirâmide alimentar, preferencialmente colorida para cada dupla de alunos.
tiras de papel elaborada com situações-problema para cada dupla de alunos.
Estratégias
1) O professor deverá organizar a sala em duplas e, em seguida, pedir para que elas analisem a pirâmide alimentar recebida. Cada dupla deverá discutir e refletir sobre sua dieta, analisando se está balanceada ou não.
2) O professor deve dar um parecer rapidamente sobre a importância de se consumirem diariamente diferentes alimentos, dizendo a principal função de cada grupo representado na pirâmide.
3) Em seguida, orientará a atividade de construção de uma dieta para situações-problema diferenciadas. Para isso o professor entregará para cada dupla uma situação diferente, veja exemplos abaixo:
a) Idoso de 70 anos com diabete e pressão alta.b) Mulher grávida de 30 anosc) Criança de oito mesesd) Adolescentee) Maratonistaf) Vegetarianog) Obeso, etc.
4) Solicitar aos alunos que construam um cardápio de uma semana específico para a pessoa. Este deverá conter: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Vale lembrar a necessidade de se utilizar a pirâmide alimentar, a fim de nortear sua elaboração do cardápio.
5) A análise do cardápio deverá ser da seguinte forma: o professor solicitará que uma aluno leia apenas um dia do cardápio específico e que o restante da sala preste muita atenção para que possa questionar e/ou analisar a ausência de algum tipo de alimento, objetivando a compreensão da importância da variedade de alimentos e nutrientes para o bom funcionamento do organismo e, conseqüentemente, uma melhora na qualidade de vida.
Sugestões e dicas
Pedir aos alunos que leiam o texto Alimentação;Temperatura do corpo, gorduras, carboidratos e proteínas, no site Educação, do UOL.
O professor poderá solicitar que os alunos criem um perfil mais detalhado para a situação recebida, como por exemplo, mulher grávida de sete meses, com30 anos e 70Kg, com pressão alta, etc., criando assim um personagem.
Alimentos ricos em proteína
Objetivos
1) Observar e identificar alimentos ricos em proteínas.
2) Realizar um experimento, elaborando hipóteses, de modo a vivenciar o método científico.
Comentário introdutório
A proteína é o alimento de que mais necessitamos para a nossa sobrevivência, pois é responsável pelo nosso crescimento, reposição de material gasto e/ou células perdidas, pelas reações químicas que aceleram o metabolismo, favorecidas pelas enzimas, e pela defesa do corpo realizada pelos anticorpos. Portanto, precisamos consumi-la com freqüência em nosso cotidiano e para isso necessitamos reconhecer quais alimentos apresentam esse nutriente.
Materiais
8 tubos de ensaio
estante para tubos de ensaio
escova para limpeza dos tubos
almofariz com pistilo
proveta
reagente de Biureto
papel absorvente
Procedimentos
1) O professor deverá ter falado sobre a proteína e sua importância e solicitar com antecedência para os alunos trazerem alimentos ( 8 diferentes, no mínimo em cada grupo) em que gostariam de comprovar a presença ou ausência de proteína. É necessário que se tenha um alimento de controle, como o leite, por exemplo.
2) O professor deverá separar previamente os materiais descritos em cada bancada no laboratório ou em outro espaço adequado e formar grupos de cinco alunos cada um.
3) Orientar os alunos quanto ao tipo de alimento, pois se este for líquido ou cremoso, como é o caso do leite e iogurtes, respectivamente, é necessário somente sua medição na proveta e em seguida sua transferência para o tubo de ensaio.
4) Quando o alimento for sólido, o aluno deverá colocá-lo no almofariz, acrescentar um pouco de água e, com o pistilo triturá-lo, dissolvendo-o. Em seguida deverá acrescentar na proveta, medir e por fim transferir ao tubo de ensaio.
5) Observar a coloração inicial de cada tubo com os respectivos alimentos. Vale lembrar que conforme os tubos de ensaio estão sendo preparados, é necessário que ocorra o registro, como por exemplo:
Tubo 1 - LeiteColoração inicial: .............Coloração final (após o reagente): ......................Observações: ...........
Tubo 2 - Carne + águaColoração inicial: .............Coloração final (após o reagente): ......................Observações: ...........
6) O aluno deverá pingar 10 gotas do reagente para cada 5ml de solução que se encontra no tubo de ensaio. Vale lembrar que, em virtude do rigor científico, é necessário que a quantidade dos alimentos não varie. Todos deverão ter 5 ml, por exemplo.
7) Em seguida o grupo observará se houve ou não mudança de cor no líquido, registrando as informações. Deverá comparar o que obteve com o alimento de controle, a fim de observar qual apresenta a proteína.
8) Após o experimento, o grupo deverá elaborar um relatório contendo:a) Objetivosb) Materiais:c) Procedimentos;d) Resultados;e) Conclusão;f) Bibliografia.
Sugestões e dicas
1) O professor poderá estimular os alunos a fim de que busquem informações sobre os diferentes tipos de proteínas (anticorpos, enzimas, etc.) e suas diferentes funções.
2) Também poderá analisar a pirâmide alimentar, comparando a quantidade de proteínas, vitaminas, carboidratos, etc.
Experiência sobre fotossíntese
Objetivos
- Identificar os elementos necessários para realização da fotossíntese.
- Reconhecer o processo fotossintético, relacionando-o com os diferentes seres vivos.
- Relacionar a energia luminosa à fotossíntese.
Comentário introdutório
A fotossíntese é um processo realizado pelos vegetais, que necessitam de gás carbônico, água e energia solar, produzindo glicose (alimento para o vegetal) e oxigênio (que é liberado para a atmosfera). A energia solar é absorvida pelos cloroplastos, devido a seu pigmento verde (clorofila), ocorrendo assim uma série de reações químicas.
Materiais
- 3 caixas de sapato
- Copos plásticos (para o plantio do feijão)
- Algodão
- Água (para umedecer o algodão)
- Grãos de feijão
Procedimentos
1) O professor deverá ler juntamente com os alunos o texto Vegetais "fabricam" seus próprios alimentos.
2) A seguir, levantar questões referentes ao texto, explorando algumas situações, como por exemplo: quem realiza fotossíntese? O que é necessário para ocorrer a fotossíntese? O que esse processo produz? Qual a importância da fotossíntese? Se os vegetais realizam a fotossíntese, por que as plantas carnívoras se alimentam de insetos? (Neste último questionamento, os alunos refletirão e citarão suas hipóteses.)
3) Realizar o plantio do grãos de feijão no algodão e anotar o seu crescimento, sua cor e seu desenvolvimento, desde o plantio até um determinado ponto.
4) Após o crescimento do feijão, o professor deve preparar caixas de sapatos e colocar em cada uma um pé de feijão. As caixas deverão ser: a) uma totalmente fechada; b) outra com um círculo na lateral, a fim de evidenciar o fototropismo; e c) outra totalmente aberta.
Com este experimento, os alunos perceberão as diferenças entre as plantas que recebem a luz solar e as que estão privadas dessa luz. Vale lembrar que a única variação deverá ser a luz; portanto, todas as caixas deverão receber água e estar uma do lado da outra, por exemplo.
5) Após uma semana, os alunos deverão abrir as caixas fechadas e observar os fatos ocorridos. Deverão descrevê-los, citar suas hipóteses e relatá-las em seus cadernos.
Sugestões e dicas
1) O professor poderá fotografar o desenvolvimento do grão de feijão, a fim de, futuramente, construir um painel para exposição.
2) Se o professor preferir, poderá abrir a caixa com o círculo lateral, depois que o feijão sair pelo orifício.
Achei ótima esta idéia eu mesma nunca me questinei porque a planta carnivora come inseto se ela faz fotossíntese! Obrigada,vc tem alguma experiência para comprovar a existencia do cloroplasto que não seja aquela q. coloca o espinafre no alcool?? se tiver me manda por favor! e-mail ecrimell@uol.com.br.
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