sexta-feira, 25 de abril de 2008

Espanhol...Composição autobiografia, sua versão de dom Quixote, aprender perguntando

Nível fundamental

Composição de autobiografia

Objetivos
1) Reconhecimento das características gerais do gênero e, em particular, reconhecimento dos recursos lingüísticos e estéticos presentes em uma autobiografia.
2) Manejo dos verbos no presente e nos pretéritos perfeito (perfecto simple ou indefinido: em 1a. e 3a. p. singular) e imperfeito do modo indicativo.
3) Composição de texto autobiográfico.
Ponto de partida
Leitura dos textos Biografia e Autobiografia do site Educação.
Estratégias
1) Leitura do texto do site Educação no qual se abordam algumas características típicas do gênero biografia.
2) Exercício de manejo dos tempos presente e pretérito indefinido (reescrita para sistematização da conjugação verbal), a partir das duas biografias apresentadas: do ator Gael García Bernal e da atriz Penélope Cruz (onde aparecem os verbos no passado, escrevê-los no presente e vice-versa).
3) Exercício de verificação da compreensão da leitura, no qual o professor discute com os alunos questões lexicais, semânticas etc.
Produto final
Composição de texto autobiográfico em versão multimídia (texto + imagens/fotos + trilha sonora, etc.).
Aqui a proposta é dar vazão à criatividade de cada estudante, cuja missão é apresentar e socializar sua autobiografia junto aos colegas de classe. Para tanto, o professor deverá estabelecer critérios em relação a texto, ortografia, coesão e coerência (imagem e texto), reescrita e tempo de duração de cada apresentação (não exagerar na quantidade de slides etc.). Há aspectos importantes no que diz respeito ao texto autobiográfico descritos no texto "Autobiografia", do site Educação.
Sugestões
Se não há computadores e programas compatíveis para a produção desse tipo de trabalho, as autobiografias podem estar dispostas em cartazes igualmente ilustrados com fotos.



Sua versão de Don Quijote

Objetivos
1) Produção de texto em duplas a fim de desenvolver a compreensão da leitura. Outros objetivos são:
a) Observação das formas arcaicas da língua contidas no texto selecionado;
b) Reconstrução do texto empregando uma linguagem de uso cotidiano e atual;
c) Manejo do dicionário.
Ponto de partida
Inicie pela Leitura do texto Provérbios (1), do site Educação.
Estratégias
Inicialmente, é importante que o professor explique que a atividade é desafiadorae que a linguagem empregada no livro não é o espanhol ao qual os alunos estão familiarizados. Portanto, o exercício irá exigir das duplas uma leitura focada e de apoio mútuo.
As etapas consecutivas são:
1) A leitura do fragmento selecionado da obra Don Quijote, contida no texto Provérbios (1).
2) Registro individual nos cadernos dos arcaísmos observados no texto.
3) Elaboração da primeira escrita da versão do texto pelas duplas.
4) Correções e reescritas necessárias.
5) Entrega dos textos já finalizados.
Sugestões e dicas
Promover a dramatização dos textos criados pelas duplas (o professor poderá selecionar algumas passagens do livro, distribuindo-as para as duplas de alunos. Dessa forma, toda a classe reconstrói a história, atua como protagonista e também como público ouvinte). Ao optar por essa abordagem com os estudantes, o aprofundamento é muito maior: demanda um planejamento mais extensivo das aulas e dos conteúdos a serem desenvolvidos (ex. atitudinais: apreciação das apresentações dos colegas, escuta, respeito etc.).


Aprender perguntando

Objetivos
Exercitar a expressão oral por meio da declamação dos poemas contidos na obra Libro de Preguntas, do poeta Pablo Neruda, de maneira a:
a) Identificar as partículas interrogativas;
b) Exercitar a ortografia a partir da formulação e registro escrito de perguntas;
c) Refletir sobre o significado das perguntas feitas no Libro de Preguntas.
Ponto de partida
Inicie pela Leitura do texto Interrogações, do site Educação.
Estratégias
1) Montar uma transparência com a charge que servirá de sensibilização ao tema (texto Interrogações);
2) Levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação à formulação de perguntas em espanhol (quais são as partículas interrogativas que conhecem, ortografia, pontuação ¿? etc.);
3) Propor aos alunos a investigação na internet sobre o Libro de Preguntas: uma vez encontrado tais poemas, fazer sua leitura compartilhada. Solicitar a interpretação dos alunos referentes às perguntas/aos poema;
4) Dedicar alguns minutos das aulas posteriores para declamar os poemas.
Sugestões e dicas
Você pode mudar o foco de trabalho e, ao invés de priorizar o exercício oral, é possível desenvolver atividades voltadas ao gênero entrevista, no qual os alunos também tomam contato com as partículas interrogativas e devem empregar a pontuação e a ortografia estudadas. Os alunos podem realizar entrevistas a partir de temas transversais ou de projetos da escola/série etc. Outra possibilidade de aprofundamento quando estiver trabalhando com o Libro de Preguntas é selecionar alguns questionamentos para serem discutidos em sala de aula, uma vez que funcionam como temas que geram reflexão e podem contribuir à convivência social, ao fortalecimento de valores, ao modo como o homem valoriza a natureza se relaciona com ela etc.

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