sábado, 10 de maio de 2008

Geografia// Climograma, o lixo

Geografia

Nível fundamental

Analisando um climograma

Conceitos
Clima, gráficos, estações do ano, tempo atmosférico.
Objetivos
O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, descrever e produzir gráficos de climograma. Também será capaz de associar os dados à dinâmica ambiental e ao aproveitamento econômico. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Construir um climograma, representando as variações de temperatura e precipitação;
2) Analisar um climograma, descrevendo a distribuição das temperaturas e das precipitações;
3) Associar a dinâmica climática com atividades econômicas determinadas, principalmente turismo e agropecuária;
4) Compreender que as variações de temperatura, umidade e precipitação anuais estão relacionadas com o preço de alguns produtos (leite, frutas, carne, etc.);
5) Compreender a relação entre as estações do ano e o deslocamento de populações (humanas e animais);
6) Perceber a relação entre as estações do ano e a sua própria realidade local (Quando chove mais? Existem deslizamentos de terra? Quando determinadas árvores e plantas, características do lugar, florescem ou dão frutos? Algumas doenças aumentam ou diminuem o número de casos em alguma estação do ano? Etc.).
Estratégia
1) Propor a confecção de climogramas de diferentes climas, latitudes e hemisférios (norte e sul);
2) Ler os climogramas e procurar descrever as variações de temperatura e precipitação (ex.: verão seco, inverno chuvoso, total pluviométrico anual, média máxima, média mínima, amplitude térmica, etc.);
3) Pesquisar situações opostas, levando em conta informações turísticas. Por exemplo: em qual estação do ano a Áustria recebe mais turistas para esquiar na neve ou em qual estação do ano as praias do sul do Brasil recebem maior número de turistas;
4) Pesquisar, no seu estado, quando (quais meses ou estações do ano) ocorrem os principais plantios e colheitas e se provocam deslocamentos de pessoas.
Conclusão da atividade
1) Dividir a sala em grupos e propor a criação de um folheto ressaltando as qualidades do clima local, com o objetivo de atrair turistas e/ou investimentos;
2) Fazer uma competição entre os diferentes folhetos;
3) Expor os diferentes climogramas e as paisagens naturais associadas a cada um deles.




Lixo - O que fazer com ele?

Objetivos
O aluno deverá compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Deve também ser capaz de associar o crescimento urbano e econômico ao aumento do consumo e ao impacto socioambiental causado pela produção do lixo.

1) Identificar o exagero na produção de lixo doméstico e coletivo;

2) Obter informações e ser capaz de relacioná-las, utilizando-as no seu dia a dia;

4) Aprender importância da destinação correta do lixo;

5) Propor teorias e soluções possíveis para problemas locais, regionais e nacionais;

6) Perceber que a visão de desenvolvimento econômico leva a exaustão dos recursos e a produção de lixo;

7) Compreender que existe um grande custo econômico e ambiental, que é coletivo, mas distribuído de forma desigual entre as classes sociais;

8) Desenvolver a capacidade crítica e autoavaliar suas ações.

Estratégia
1) Pesquisar a produção do lixo e as suas principais destinações, destacando a reciclagem, a incineração (lixo hospitalar) e o aterro sanitário;

2) Pesquisar os impactos ambientais provocados pelo lixo em diferentes escalas: local (aparecimento de insetos e roedores, produção de gás metano, o chorume e a contaminação do lençol freático, o mau cheiro, etc.;

3) Pesquisar as maiores produções de lixo per capta no mundo e associar com o nível de desenvolvimento econômico e social e capacidade de consumo;

4) Pesquisar as pessoas que vivem do lixo, se possível passar o curta metragem Ilha das Flores;

5) Fazer um relatório acerca do lixo que será produzido a partir da observação em um supermercado. Por exemplo, um produto é embalado em um saco plástico, que por sua vez está em uma caixa pequena de papel e as várias caixas pequenas chegam em uma grande caixa de papelão (grande produção de descartáveis - lixo).

No setor de frutas e hortaliças perguntar aos responsáveis o quanto é retirado por dia de frutas estragadas, qual é o desperdício? Fazer o mesmo em casa. É interessante dividir em uma tabela:

· Matéria orgânica.

· Papel e papelão.

· Metais.

· Plásticos.

· Outros materiais recicláveis.

Caso ache conveniente evite tornar público os dados individuais do lixo doméstico (alguns pais podem não gostar, considerando que a sua privacidade pode estar sendo exposta);

6) Pesquisar quanto uma empresa de reciclagem paga pela tonelada do papelão, ou do alumínio, do vidro, etc. e somar quanto dinheiro se perde por não se reciclar individual e coletivamente;

7) Procurar saber quanto a prefeitura gasta para coletar o lixo e o que poderia ser melhorado na cidade com este dinheiro;

8) Avaliar quantas pessoas em situação de exclusão social poderiam ser ajudadas com projetos sociais de reciclagem (cooperativas).

Conclusão da atividade
1) Expor, em mural, fotos e embalagens mais significativas no contexto do projeto.

2) Fazer um debate sobre o papel de cada um de nós, das empresas e do Estado quanto à produção e destinação do lixo.

Conceitos
Sociedade de consumo, crescimento urbano, capitalismo, impactos ambientais, poluição.



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