segunda-feira, 12 de maio de 2008

Geografia// África, bacias hidrográficas no Brasil

Geografia

Nível fundamental

África

Objetivos
Conhecer características gerais dos países que integram o continente africano. Fazer um reconhecimento sumário desses países, identificando área, população, língua e capital. Localizar corretamente os países no mapa da África.
Comentários
Sabemos que a reflexão sobre a realidade física e humana do continente africano é complexa e depende de um conhecimento abrangente e aprofundado do tema.
No entanto, acreditamos ser possível iniciar um trabalho exploratório usando os recursos visuais de mapas e as possibilidades do site Educação. As atividades dessa aula ou conjunto de aulas visam familiarizar o aluno com a realidade dos países da África, de forma lúdica e motivadora.
Material
O texto África: Continente provavelmente é o berço da humanidade pode servir de base para o trabalho em classe.
Estratégias
Siga os passos para desenvolver a brincadeira do Líder-Viajante.
1) Leitura e debate sobre os dois textos apontados acima;
2) Em trabalho em casa (no site) ou com as informações reproduzidas em classe, estudar os países da África, memorizando as seguintes características de cada um: área (aproximada), população (aproximada), língua e capital;
3) Em classe, apresentar na lousa ou reproduzir algumas cópias do mapa da África, como aparece em "África: continente é provavelmente berço da humanidade";
4) Dividir os aluno em grupos de quatro ou cinco. Cada grupo elegerá um líder, que apontará o país no mapa. Os outros participantes do grupo (os viajantes) devem, então, cada um individualmente, preencher sua ficha do país;
5) O líder faz a correção das fichas, atribuindo um ponto para cada resposta correta;
6) O professor anota na lousa os pontos conquistados por cada grupo em todas as rodadas;
7) Comparam-se os pontos de todos os grupos, elegendo o grupo vencedor;
8) Ao final da atividade, o professor escolherá no mapa o país, e todos os alunos da sala deverão preencher a ficha.
Avaliação
A critério do professor, a pontuação dos grupos durante a atividade poderá ser considerada como instrumento de avaliação.
Sugestões
1) As aulas podem ser complementadas com pesquisas em jornais, revistas e sites na internet;
2) Novos quesitos poderão ser incluídos no questionário que os viajantes devem preencher.



Bacias hidrográficas no Brasil

Objetivos
1) Organizar a apresentação "Rios do Brasil: bacias hidrográficas brasileiras";
2) Conhecer as principais características das quatro bacias hidrográficas principais do território brasileiro, que cobrem 80 % de sua superfície: Amazônica, Tocantins, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.
Ponto de partida
O ponto de partida é a leitura do texto Hidrografia - Conheça as principais bacias hidrográficas brasileiras. Conforme o desenvolvimento do projeto, passam a ser utilizados também os seguintes links específicos incluídos no texto: Bacia Amazônica, Bacia do São Francisco, Bacia do Tocantins-Araguaia e Bacia Platina.
Comentário
O conteúdo "bacias hidrográficas" abrange conhecimentos inter-relacionados e aspectos complexos, como a disponibilidade e o uso da água, a importância ambiental, econômica, política e social dos rios que formam as principais bacias hidrográficas brasileiras. Ao desenvolver a pesquisa em grupo visando a apresentação do tema para um público externo, o aluno relaciona de forma efetiva os diversos conhecimentos que fundamentam a exposição do tema.
Estratégias
O Projeto "Rios do Brasil - bacias hidrográficas brasileiras" tem como principal objetivo disponibilizar para o aluno e para a comunidade conhecimentos sobre nossas bacias hidrográficas. Em três etapas:
1ª) Contextualizar o tema organizando um debate em classe sobre os rios que passam pela região onde fica o colégio. Levantar questões como as seguintes: Que rios os alunos conhecem? Qual a relação que o homem estabelece com os rios? (Por exemplo, energia elétrica, transporte, pesca, lazer...) De onde vem a água que bebemos e utilizamos para nosso dia a dia? Onde ficam as represas que abastecem nosso consumo? Que rios abastecem essas represas?;
2º) Realizar aulas expositivas com os textos apontados nos links, organizando o conhecimento teórico do aluno;
3º) Dividir os alunos em quatro grupos de trabalho. Cada grupo será responsável pela pesquisa sobre uma bacia hidrográfica. Esse grupo, além de pesquisar os dados referentes à bacia hidrográfica estudada, deverá criar estratégias de apresentação da matéria. Podem ser utilizadas, por exemplo, maquetes, dramatização, apresentação de slides ou cartazes sobre o assunto;
4º) Realizar um ensaio geral com a apresentação dos quatro grupos de trabalho, estipulando um tempo para cada grupo realizar sua apresentação. Acertar detalhes, como o local da apresentação, a organização dos materiais e equipamentos que serão utilizados e a ordem de entrada dos participantes.
Produto final
Apresentação do evento "Rios do Brasil - bacias hidrográficas brasileiras". Podem ser convidados os demais alunos do colégio, professores, pais e familiares e a comunidade interessada.

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