domingo, 4 de maio de 2008

Geografia//Localização industrial no mundo, agricultura-Brasil

Geografia

Nível fundamental

Localização industrial no mundo

Objetivos
O aluno deverá:
1) Conhecer as diferenças na evolução da industrialização entre os países de industrialização clássica ou original (relacionada à 1ª e 2ª Revoluções Industriais) e os países de industrialização tardia (ressaltando as diferenças entre as características da industrialização brasileira e a dos tigres asiáticos, por exemplo).
2) Localizar a distribuição das indústrias no mundo, diferenciando as indústrias de alta tecnologia (tecnopólos) e indústrias tradicionais.
3) Reconhecer que a localização da indústria está relacionada a diferentes fatores de atração como a proximidade das fontes de matéria prima (siderúrgicas), energia elétrica barata (alumínio), mão de obra barata (vestuário, calçados, etc.), proximidade com o mercado consumidor (automobilística e petroquímica), etc.
4) Reconhecer que a evolução da indústria está associada ao desenvolvimento da capacidade produtiva, avanços da ciência e tecnologia e expansão dos fatores de produção (mão-de-obra, transporte, energia, mercado consumidor, capital dinheiro, matéria-prima) da tendência de uniformização do meio técnico-científico-informacional.
5) Relacionar as mudanças da localização mundial da indústria atual à globalização (e a busca de vantagens comparativas) e a tendência de uniformização do meio técnico-científico-informacional associado à guerra fiscal.
6) Compreender como os lugares procuram atrair investimentos industriais específicos oferecendo vantagens (pesquisa científica e tecnológica, redução de impostos, obras de infra-estrutura, etc.).
7) Identificar o conflito entre crescimento industrial a partir do atual modelo hegemônico (uso de combustíveis fósseis, formação da sociedade de consumo, redução dos custos de produção industrial através da busca de países com leis ambientais brandas, etc.) e o meio ambiente.
Estratégia
1) Apresentar as características da evolução da industrialização a partir da lógica capitalista.
2) Através do mapa, localizar os principais aglomerados industriais no Mundo.
3) O aluno deverá pesquisar os temas propostos em sala de aula.
4) Assistir um filme ou documentário sobre a indústria (exemplo: "O Informante", que relata as ações da indústria do cigarro nos EUA e a sua despreocupação com a saúde dos seus consumidores).
5) Comparar os modelos de desenvolvimento industrial em diferentes partes do mundo.
6) Associar a localização industrial com problemas ambientais (exemplo: chuva ácida, inversão térmica, problemas de saúde, etc.).
Conclusão da atividade
1) Realizar um debate sobre os modelos de industrialização no mundo a partir da experiência brasileira e propor mudanças (comparar, de preferência, com o Japão, China e Tigres Asiáticos).
2) Montar um painel colocando um mapa mundi ao centro e, puxando linhas e setas, colar embalagens e/ou etiquetas (pode ser utilizada fotos ou fotocópias) de produtos industriais, indicando o lugar onde foi produzido e a localização da matriz (usar cores e símbolos diferentes para a filial e a matriz).
Conceitos
Meio técnico-científico-informacional, relação sociedade-natureza, manufatura, indústria, localização industrial, guerra dos lugares, multinacionais, globalização, neoliberalismo.
Habilidades e Competências
Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar, debater e relacionar. O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a lógica da distribuição industrial no mundo e a sua evolução.


Agricultura - Brasil

Objetivos
O aluno deverá:
1) Conhecer a importância da agricultura na sedentarização do homem e na formação das sociedades humanas complexas.
2) Compreender como o homem se apropriou dos recursos naturais por meio da domesticação de semente e animais (desenvolvimento de técnicas e tecnologias) e, aos poucos, esta atividade vem apresentando aumento da interferência humana externa e internamente à planta (arado, adubo, agrotóxicos, transgênicos, etc.).
3) Identificar a importância dos climas e da cultura dos agricultores (social) na produção agrícola a partir da distribuição espacial da produção no Brasil (café, soja, milho, arroz, laranja, pimenta-do-reino, uva, melão, manga, morango, etc.).
4) Posicionar-se acerca dos transgênicos, desenvolvendo sua capacidade argumentativa e conhecimento sobre o tema.
5) Identificar possíveis obstáculos à agricultura relacionados às mudanças climáticas e seus impactos no Brasil.
6) Relacionar a produtividade e o uso de tecnologias modernas e a sua distribuição espacial, comparando as Regiões Centro-Sul, Nordeste e Amazônica.
Estratégia
1) Discorrer sobre a evolução da agricultura no mundo.
2) Localizar, no mapa, a distribuição da produção agrícola no Brasil.
3) O professor deve associar determinadas produções agrícolas ao predomínio de determinados tamanhos de propriedade (soja - grandes propriedades mecanizadas). Produção de alimentos para o mercado interno (hortifrutigranjeiros - pequena propriedade e mão de obra familiar).
4) Discorrer sobre a subordinação do pequeno produtor à grande empresa capitalista e a agroindústria (criação de frango, por exemplo).
5) Localizar os impactos negativos da agricultura no meio ambiente (erosão, salinização, voçorocamento, arenização, etc.) e os possíveis impactos das mudanças climáticas indicando possíveis deslocamentos das áreas de produção.
6) O aluno deverá pesquisar os temas propostos em sala de aula.
Conclusão da atividade
1) Montar um painel colocando um mapa de climas do Brasil ao centro e puxando linhas colar fotos dos produtos, localizando-os. Valorizar produtos regionais que não aparecem em outras áreas do Brasil e destacar a produção de uvas na Região Sul e nordeste, apresentando suas principais características e vantagens.
2) Visitar e entrevistar se possível um grande produtor (ou uma agroindústria) e um pequeno produtor agrícola.
Conceitos
Modernização agrícola, transgênicos, meio natural, meio técnico-científico-informacional, revolução verde, produção e produtividade agrícola.
Habilidades e Competências
Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar.
O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a evolução da agricultura a partir da capacidade humana de transformar o meio ambiente, indicando aspectos positivos e negativos.

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