quarta-feira, 28 de maio de 2008

História do Brasil...Imigração para São Paulo, anhagabaú (1922)

História do Brasil

Nível fundamental

Imigração para São Paulo

Introdução
Um dos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais é a análise da pluralidade cultural. Na realidade brasileira, o reconhecimento dessa pluralidade só é possível se forem desenvolvidos estudos que demonstrem a relevância dos diversos sujeitos históricos presentes na formação do povo e da cultura do nosso país.
Assim, ressaltar a participação dos diferentes grupos sociais que chegam a São Paulo no final do século 19 e início do 20 permite o reconhecimento das trocas culturais estabelecidas nessa região. Além disso, serão possíveis reflexões/debates sobre as dificuldades de adaptação desses imigrantes, os preconceitos que sofreram e também as razões que geram a emigração.
Objetivos:
1) Estabelecimento de relações entre o passado e o presente.
2) Análise do documentário "O mundo cabe numa cadeira de barbeiro", de José Roberto Torero.
3) Reconhecimento dos diferentes fluxos migratórios que chegam ao Brasil no final do século 19 e início do 20.
4) Estudo do sistema de parcerias e da Lei de Terras (1850).
Estratégias:
1) Antes de tratar sobre o início da imigração para o território brasileiro, apresente aos alunos o documentário "O mundo cabe numa cadeira de barbeiro" (ele tem cerca de 55 minutos). Faça uma introdução, esclarecendo que os relatos apresentados no filme são de imigrantes que vieram ao Brasil no século 20, principalmente depois do início da década de 1930, mas que a observação deles permite perceber as dificuldades no uso da língua portuguesa, as necessidades de adequação aos costumes brasileiros e todas as questões que envolvem uma mudança de vida tão radical.
Além disso, é fundamental que, depois dessa análise, haja uma reflexão sobre a construção do documentário, no qual os fios de cabelo são utilizados como estratégia para o desenvolvimento do roteiro, pois são eles que permitem aos seis imigrantes relatarem suas experiências ao deixar seus países, suas diferentes trajetórias e a chegada ao território brasileiro, mais especificamente à cidade de São Paulo.
2) Logo a seguir, é interessante que haja uma exposição - na qual os alunos participem - sobre as principais razões que trazem os imigrantes ao Brasil no início do século 20. Para que a exposição seja mais eficaz, talvez seja interessante escolher uma nacionalidade específica, apenas citando as razões de outros grupos sociais terem saído de seus respectivos territórios.
É fundamental que os alunos percebam o quanto os conhecimentos trazidos de diferentes realidades históricas são relevantes para o desenvolvimento do país, inclusive no que se refere à economia brasileira, como, por exemplo, a exportação do café, que foi fortemente favorecida com a linha ferroviária Santos-Jundiaí, construída devido à participação de ingleses.
3) Explique à turma o que era o sistema de parcerias e o quanto ele dificultava a realização dos sonhos dos imigrantes que aqui chegavam. Já que, em sua maioria, os imigrantes vinham com a esperança de conseguir melhores condições de vida por meio do trabalho, o que nem sempre acontecia. Mostre à turma o papel desempenhado pela Lei de Terras (1850) no sentido de "frustrar" os imigrantes que vinham ao Brasil em busca da propriedade da terra.
4) Oriente os alunos para que façam a árvore genealógica de suas famílias. A partir dela, peça que observem se hábitos dos seus cotidianos (hábitos alimentares, gestos, comportamentos diversos etc.) guardam alguma relação com as raízes de seus antepassados. Dessa maneira, eles perceberão as influências das culturas que aqui chegaram.
Atividades
1) Divida a sala em três grandes grupos e peça que cada um deles escreva uma pequena peça sobre a imigração para o Brasil durante o período de tempo estabelecido. Nela devem constar ao menos três aspectos desenvolvidos em sala de aula:
Lei de Terras;
Sistema de Parceria; e
Influências culturais e dificuldades de adaptação.
2) Solicite que cada grupo escolha alguns de seus componentes para realizar a leitura dramática da peça produzida.
3) Ao final da apresentação de cada equipe, o restante da turma deve avaliar o que houve de mais interessante na apresentação e se os três aspectos exigidos foram abordados.
Sugestões:
Uma visita ao Museu do Imigrante pode permitir aos alunos não só o aprofundamento desse tema, mas também reflexões sobre o cotidiano dos imigrantes que chegavam à cidade de São Paulo.



Anhangabaú (1922)

Mario de Andrade
Parques do Anhangabaú nos fogaréus de aurora...Oh larguezas dos meus itinerários...Estátuas de bronze nu correndo eternamente,num parado desdém pelas velocidades...
O carvalho votivo escondido nos orgulhos,do bicho de mármore parido do salon...Prurido de estesias perfumado em rosaiso esqueleto trêmulo do morcego...Nada de poesia, nada de alegrias!...
E o contraste boçal do lavradorque sem amor afia a foice...
Estes meus parques do Anhangabaú ou de Paris,onde tuas águas, onde as magoas dos teus sapos?"Meu pai foi rei!- Foi. - Não foi. - Foi. - Não foi."Onde as suas bananeiras?Onde o teu rio frio escarnecido pelos nevoeiros,contando historias aos sacis?...
Meu querido palimpsesto sem valor!Crônica em mau latimcobrindo uma écloga que não seja de Virgílio!...

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