Geografia
Nível fundamental
Ilhas de Calor
Objetivos
O aluno deverá compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Também será capaz de associar a construção/estruturação do espaço urbano com mudanças no deslocamento do ar (prédios formando corredores ou obstruindo de passagem de ar):
1) Mapear as diferenças de temperatura em diferentes partes de uma cidade;
2) Desenvolver a capacidade de pesquisa coletiva e responsabilidade individual;
3) Coletar dados e ser capaz de organizá-los para serem analisados;
4) Aprender a implantar dados sobre um mapa e analisar a distribuição espacial dos fenômenos representados;
5) Propor teorias e soluções possíveis para problemas locais;
6) Compreender que o homem, ao se relacionar com o ambiente, modificando-o, pode criar situações de desconforto ou problemas ambientais que podem prejudicar o próprio homem;
7) Perceber que o planejamento urbano deve se preocupar com a qualidade de vida coletiva e com a conservação do meio ambiente;
8) Pesquisar sobre os problemas associados à formação das ilhas de calor e propostas de redução deste impacto.
Estratégia
1) A classe poderá ser dividida em turmas devem coletar as temperaturas em determinadas horas do dia, descrever o lugar onde foram coletadas (se possível tirar fotos) é importante que todos coletem nas mesmas horas do mesmo dia (manhã, meio dia, tarde, noite). Um grupo deverá coletar em área junto ao asfalto, outro entre prédios, outro em área arborizada e, se possível, no centro e na periferia;
2) Propor a confecção de mapas (coleção de mapas) com a distribuição da temperatura em diferentes instantes do dia (um mapa para cada hora diferente);
3) Elaborar diferentes tabelas de temperatura: máximas, mínimas, amplitude térmica, variação de temperatura por localidade, etc.;
4) Pesquisar sobre o albedo;
5) Elaborar um conjunto de "opiniões/proposições" dos alunos acerca deste problema em sua localidade: causas e soluções.
Conclusão da atividade
1) Fazer uma exposição da pesquisa e apresentar as possíveis soluções;
2) Realizar um debate com as idéias propostas;
3) Propor uma votação e encaminhar as propostas mais votadas para os vereadores da cidade.
Conceitos
Ambiente urbano, crescimento urbano, dinâmica climática urbana, impactos ambientais.
Objetivos
1) Ampliar o conhecimento sobre o que é fruticultura e a importância que essa atividade econômica vem representando para a agricultura brasileira.
2) Reconhecer, a partir da idéia de fruticultura, as características da agricultura no Brasil. Por exemplo: concentração da propriedade rural, suas conseqüências e como evoluíram as atuais condições de trabalho no campo.
3) Observar como os produtores estão fazendo uso de novas tecnologias que vêm sendo aplicadas na produção de frutas nacionais.
4) Compreender que a fruticultura não é uma atividade voltada apenas para comercialização de frutas. Tem utilidade também na produção de sucos, geléias, doces, vinhos, etc.
5) Reconhecer que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e que o mercado de exportação dos produtos está em pleno crescimento.
6) Analisar as transformações socioespaciais que vêm ocorrendo no campo brasileiro a partir da participação das multinacionais nas exportações e na modernização da agricultura brasileira.
Ponto de Partida
Leitura do texto O avanço da fruticultura no Brasil, no site Educação
Estratégias
1) Aulas teóricas com exposição de conteúdo utilizando quadro negro, retroprojetor, fotos (jornais, revistas, livros, etc.), filmes (vídeo), além de consultas bibliográficas complementares, leituras e análise de textos selecionados.
2) O professor deve conduzir a leitura do texto sugerido e de outras fontes bibliográficas, propondo que os alunos leiam individualmente, e façam um levantamento daquilo que não entenderam na leitura. Essas dúvidas serão posteriormente expostas e esclarecidas por meio de exposições e discussões com o grupo.
3) Discutir e analisar quais os possíveis entraves que fazem com que o Brasil ainda não seja o primeiro país exportador de frutas do mundo.
4) Pesquisar quais são as principais frutas produzidas no país e qual a participação dos estados brasileiros nessa produção.
Sugestão de atividade
1) Promover um debate em sala de aula envolvendo assuntos como os fenômenos sociais e econômicos relacionados à produção agrícola no Brasil, enfatizando a fruticultura, a partir da análise histórica da agricultura brasileira e dos produtos que tiveram destaque no passado e que têm destaque nos dias atuais, na economia do país. Podendo-se também destacar quais transformações socioespaciais vêm ocorrendo no campo brasileiro em decorrência de sua modernização.
Com os resultados obtidos, montar um painel onde sejam mostrados mapas, gráficos e tabelas relacionados à produção agrícola no país - ontem e hoje - que servirá como material de consulta inclusive para alunos de outras séries.
Habilidades e competências
Capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias sobre conteúdos atuais e geográficos.Recomenda-se o uso de um Atlas geográfico no desenvolvimento do estudo e das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário