segunda-feira, 19 de maio de 2008

História do Brasil... Escravatura e abolição, conhecendo são Paulo

Escravatura e abolição

Objetivos
1) Conhecer como, quando e por quê o sistema escravocrata de trabalho foi implantado no Brasil;
2) Compreender a importância do movimento abolicionista;
3) Saber resumir oralmente os pontos mais significativos do tema.
Estratégias
1) O Vestibucast é um serviço de provimento de conteúdos digitais em áudio do jornal Folha de S.Paulo, que apresenta resumidamente os elementos esssenciais de temas do currículo escolar. Vamos utilizar, apenas como exemplo, o seguinte áudio:
Revolução Farroupilha.
2) Peça para seus alunos escutarem-no. Evidentemente, a melhor maneira de escuta é a própria internet. Na impossibilidade de acessá-la em sala de aula, porém, o professor pode recorrer a um gravador para reproduzir o áudio.
3) Peça a seus alunos para transcreverem o texto por escrito. No decorrer da transcrição, você pode mostrar a eles a estrutura do resumo que o aúdio constitui, isto é, como ele aborda o estritamente essencial para poder dar conta do tema abordado em dois minutos e 30 segundos.
4) O áudio do Vestibucast servirá como modelo que seus alunos deverão reproduzir, preparando outros áudios sobre os temas: escravatura e abolição.
Atividades
1) Divida a classe em no mínimo quatro grupos. Dois se concentrarão na escravatura e dois na abolição. Cada grupo deve produzir um áudio semelhante ao do Vestibucast.
2) Para isso, antes de mais nada, é preciso pesquisar os assuntos. O site Educação possui vários textos sobre trabalho escravo e abolição na História do Brasil. Entre eles, destacamos Escravidão no Brasil e todos os links a ele relacionados.
3) Concluída a pesquisa, os alunos devem discutir entre si para levantar os pontos que consideram essenciais. Em seguida, devem produzir um texto escrito para ser lido em voz alta e, posteriormente, gravado. A produção do texto pode contar com a colaboração do professor de língua portuguesa.
4) A título de motivação, estimule a criatividade dos alunos: eles devem caprichar na locução, podem criar efeitos especiais sonoros (como o arrastar de correntes) e uma trilha sonora de fundo.


Conhecendo São Paulo

Objetivos
As atividades sugeridas a seguir têm por objetivo explorar aspectos da cidade de São Paulo, de um ponto de vista histórico. A cidade de São Paulo - por sua importância econômica, cultural e social - constitui um patrimônio para todos os brasileiros, e não apenas para os que nela vivem.
Para os alunos que estudam em São Paulo, as atividades podem fazer parte de um projeto mais abrangente, envolvendo visitas a marcos históricos e a museus como o Museu Anchieta ou o Museu Paulista. Para os demais estudantes, a pesquisa se dará por meio da Internet e da biblioteca.
Ponto de Partida
Vários sites na Internet têm a cidade de São Paulo como tema, trazendo informação histórica, documentação e material iconográfico. Uma boa indicação é o excelente Almanaque Folha Especial SP 450.
Estratégias
A critério do professor, e de acordo com o planejamento pedagógico da escola, sugerimos três possibilidades de trabalho:
1) A cidade de São Paulo - transformaçõesTrata-se da elaboração de um questionário, com informações históricas sobre a cidade de São Paulo desde seu surgimento. As perguntas podem ser elaboradas pelo professor ou pelos próprios alunos, a partir da pesquisa histórica realizada. Alguns exemplos:
a) Em que ano a Câmara Municipal proibiu que os brancos escravizassem os índios?
b) O que foi o Colégio dos Jesuítas? Em que ano foi fundado?
c) A localização de São Paulo foi considerada privilegiada, descrita como "uma colina alta e plana, cercada por dois rios". Que rios eram esses? Desenhe um esboço da primeira vila de São Paulo.
d) O Jardim da Luz foi o primeiro jardim público da cidade. Como era então? Como é hoje?
e) O que representou a fundação da Academia de Direito no Largo São Francisco?
f) De que época é a criação do Viaduto do Chá?
2) Os bairros de São PauloA classe é dividida em grupos e cada grupo será responsável pela pesquisa sobre um bairro de São Paulo, do ponto de vista de seu desenvolvimento histórico. O resultado pode ser materializado numa espécie de álbum, com textos, impressos, recortes, desenhos, fotos, além de dados estatísticos. Sugestão de bairros interessantes:
a) Sé;
b) Liberdade;
c) Bom Retiro;
d) Brás.
3) Aspectos característicos de São PauloNovamente os alunos podem se organizar em grupo e escolher um tema de seu interesse. Os temas sugeridos abaixo permitem trabalhar a história da cidade a partir de eixos complementares. Cada um deles tratará de um aspecto característico da cidade, entre eles esporte, cultura, lazer, entretenimento e urbanização.
a) seus clubes de futebol;
b) sua gastronomia;
c) seus teatros e museus;
d) sua arquitetura.
Sugestões
As atividades indicadas podem ser ampliadas, combinadas ou integradas num projeto mais extenso, a critério do professor. É possível também integrar essas atividades num projeto multidisciplinar, com os professores de geografia, filosofia, educação física, artes e português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário