quarta-feira, 14 de maio de 2008

História do Brasil... consumismo e adolescentes, museu e história

Nível fundamental

Consumismo e adolescentes

Comentário introdutórioA inadimplência entre a população jovem no Brasil tem alcançado altos índices: é cada vez maior o número de jovens brasileiros que apresenta um interesse especial em fazer compras e que gasta a mesada ou o salário antes do mês acabar. Isso justifica uma análise dos hábitos de consumo dos alunos, para que reflitam sobre o papel deles como consumidores.
Tratar deste tema é também importante para que os estudantes reconheçam a historicidade do uso do dinheiro, que possam perceber que a relação com o dinheiro se transforma historicamente e também espacialmente. Com este exercício, eles certamente terão condições de perceber o poder dos jovens e adolescentes sobre o mercado - que anima muitos setores da economia. Esta também é uma oportunidade dos jovens colocarem-se criticamente em relação às próprias escolhas perante a variedade que o mercado oferece.
Objetivos1) Debater os hábitos de consumo entre os jovens e a influência deles nas compras das famílias brasileiras;
2) Promover reflexões sobre o valor e uso histórico do dinheiro;
3) Debater o quanto a educação financeira pode contribuir para um futuro mais seguro àqueles que sabem administrar os próprios gastos.
4) Reconhecer as campanhas publicitárias como fonte para a História.
Estratégias1) Inicie a abordagem da temática perguntando aos alunos o que acham que significa ser consumista. Deixe que eles se coloquem e registre na lousa as informações apresentadas. Faça isso em tópicos e deixe anotado até o final da aula, quando se retornará ao que o grupo apresentou inicialmente. Assim, será possível recuperar o que os alunos já conhecem sobre o assunto, de maneira que as experiências deles façam parte da construção do conhecimento.
2) Utilize questões para começar o debate sobre o uso do dinheiro na atualidade. Sugestões: quais são os meios que o jovem utiliza atualmente para fazer suas compras (cartão de crédito, débito, dinheiro - pagamento à vista -, cheques etc.)? Quais são os principais objetos de consumo e com qual periodicidade ele troca essas mercadorias?
3) Escolha algumas propagandas em que o apelo ao público jovem seja evidente. Utilize campanhas publicitárias de diferentes meios de comunicação: revistas, jornais, televisão, rádio etc. Deixe que os alunos entrem em contato com o material e que analisem de que maneira são chamados ao consumo. Dessa forma, eles construirão suas conclusões e o professor trabalhará como facilitador no processo de aprendizagem, ao invés de simplesmente apresentar a problemática. Obviamente, se alguma observação importante não for feita pela turma, o professor pode propor questões que os conduzam a ela.
4) Entregue diferentes textos sobre o consumismo aos alunos, que devem estar dispostos em grupos. Depois da leitura do material, peça que escrevam coletivamente um texto jornalístico (toda a sala precisa colaborar com as informações que os diferentes materiais oferecem). Observação: esse texto pode ser exposto para o restante da escola (use um mural). Se o professor tiver diferentes turmas, a própria construção do texto pode ser posteriormente objeto de análise sobre o que foi dito e o que não foi por cada turma.
5) Por fim, retome as informações dadas pelos alunos ao iniciar a aula (que estão registradas na lousa) e faça o fechamento da abordagem da temática. Esclareça o assunto ao mesmo tempo em que registra os novos conhecimentos que os alunos apresentarem.
Atividades1) Peça aos alunos que entrevistem os pais. A finalidade é fazer uma reflexão sobre os hábitos de consumo e a influência deles nos gastos familiares. Crie questões em que primeiro o aluno responda e depois a família avalie as ações do aluno.
2) Leia algumas das entrevistas em sala e procure definir com os alunos o que é prioridade de consumo entre o grupo e se, depois da reflexão, isso se reestruturaria.
3) Peça aos estudantes que tragam outras campanhas publicitárias em que o jovem é alvo e que apresentem a análise dos materiais para a sala.
Sugestões e dicasNo questionário entregue aos alunos, podem estar presentes questões direcionadas aos membros da família que estejam na 3ª idade. As perguntas devem ser orientadas para que se perceba as transformações nos hábitos de compra, tanto nos meios para efetuá-las (cartões de crédito, débito etc.) como também nos objetos de desejo.
Dessa maneira, além de contar com a participação da família, os alunos poderão perceber que as transformações na história ocorrem constantemente e que todos os sujeitos históricos participam das mesmas.



Museu e história

Introdução
Em diversas situações, o professor de história leva seus alunos a museus, nos quais é possível aprofundar uma série de temas debatidos em sala de aula. Sua preocupação não se resume, porém, apenas ao conteúdo em estudo.O professor deve também valorizar esse tipo de visita, já que no Brasil não existe grande reconhecimento da relevância dos museus como instrumentos didáticos. É importante enfatizar toda a complexidade que envolve a construção de um espaço como esse.Para os alunos terem especial interesse em conhecer os museus é importante que desvendem mais do que as peças neles encontradas. Devem compreender suas relações, as razões de suas escolhas, enfim, analisar a sua complexidade.
Objetivos
1) Reconhecimento dos problemas que envolvem a construção de um museu.
2) Percepção do uso do passado para legitimação de aspectos da cultura de um povo.
3) Percepção dos embates de memórias: escolhas na construção de um acervo.
Estratégias
1) Sem que seus alunos saibam para que serão usados os materiais pedidos na aula, peça que tragam três objetos que escolheriam para contar a história de sua família. Objetos que possibilitariam rememorar fatos que consideram importantes.
2) Em sala, peça que escrevam um pequeno relato sistematizando a história de sua família usando os objetos que foram trazidos.
3) Depois de formulados os relatos, peça que alguns alunos contem a seus colegas os relatos que produziram e usem os objetos para retomar suas histórias.
4) Durante as apresentações dos alunos, faça perguntas como: "Você escolheu fatos para serem contados e considera que outros fatos também importantes deixaram de ser contados?", "Você acha que todos em sua família têm estes momentos na memória?", "Acha que eles marcaram outros membros da sua família tanto quanto você?", "Depois que terminou de escrever este relato, lembrou de algo considerado importante que não foi relatado?".
5) Depois disso, explicite que o tema da aula é a relação entre museu e história. Pergunte se os alunos conseguem relacionar as atividades com o que sabem sobre um museu. A partir de suas respostas, apresente os objetivos da aula e trabalhe cada um deles com as informações fornecidas pelos alunos que apresentaram seus relatos. Mostre que um museu serve para buscar respostas a questões do presente, assim como os fatos históricos estudados em história. Deixe claro que ele não é, como muitos pensam, um local onde se guardam "coisas velhas".
6) Por fim, traga materiais sobre o museu que visitarão e comente alguns aspectos fundamentais para a temática em análise. Faça a apresentação refletindo sobre os aspectos que foram escolhidos para serem evidenciados e os que não foram. Não desvende muitos aspectos do museu, deixe que os alunos façam suas descobertas. Se julgar necessário, dê indicações para que algumas peças ou espaços sejam observados com mais atenção.Atividades
1) Peça que os alunos façam com seus familiares a mesma atividade desenvolvida em sala. Ou seja, que três objetos sejam escolhidos e que os parentes contem a história da família a partir deles.2) Peça que anotem se os objetos escolhidos foram comuns ou diferentes, se algum fato apareceu em mais de um relato, se algum fato foi visto de maneira diferente, enfim, que comparem seus relatos pessoais com os dos familiares. Tal comparação deve ser retomada em sala de aula para que apresentem suas descobertas. Além disso, os alunos devem explicar aos familiares (depois da atividade ser realizada) o que estão estudando e qual o sentido da pesquisa. Deste modo, a família se envolve e pode aprofundar as análises com os alunos.SugestõesEste tipo de estudo pode servir para a compreensão de qualquer museu e também para a análise do tratamento de seus acervos. Este trabalho pode ser efetuado depois de uma visita. Entretanto, se for desenvolvido antes dos estudos no museu, os alunos podem se interessar ainda mais pela experiência. Além disso, suas pesquisas sobre o museu em análise podem parecer ainda mais significativas.Talvez o museu a ser visitado não demonstre tamanha preocupação com os aspectos estudados. Isso não é prejudicial ao trabalho; ao contrário, possibilita a reflexão sobre a preservação do patrimônio histórico no Brasil.



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