domingo, 4 de maio de 2008

Geografia//Desertificação no Brasil, ferrovias-cargas

Geografia

Nível fundamental

Desertificação no Brasil
Objetivos
1) Identificar as causas da desertificação no território brasileiro e quais medidas podem ser tomadas para evitá-la.
2) Localizar e descrever as áreas brasileiras que já sentem os efeitos da desertificação.
3) Compreender o que é desertificação e quais as conseqüências naturais, sociais e econômicas do fenômeno nas áreas onde ocorre.
4) Saber diferenciar as áreas de desertificação das regiões de arenização. Identificar os locais onde ocorrem e suas proporções.
5) Compreender as relações entre o meio ambiente, a pobreza e a miséria brasileira.
6) Considerar a fragilidade de alguns ecossistemas de nosso país e perceber a necessidade de combate à degradação do solo, do controle da desertificação e do manejo dos efeitos da seca.
7) Levar o aluno à compreensão da relação entre meio ambiente (natureza) e atividades humanas (sociedade). A desertificação é um dos principais problemas ambientais do mundo e a ação do homem é a sua principal causa.
Estratégias
1) Leitura do texto: Desertificação no Brasil, no site Educação.
2) Aulas teóricas com exposição de conteúdo, utilizando quadro negro, retroprojetor, fotos (jornais, revistas, livros etc.), filmes (vídeo), além de consultas bibliográficas complementares, leituras e análise de textos selecionados.
3) Leitura, debates e discussões sobre problemas ambientais existentes, a partir do texto "Resumo do Documento Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento", disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. Promover uma atividade interdisciplinar com apoio e sugestões de professores de outras áreas, uma vez que este é um assunto que envolve cidadania, meio ambiente e juventude.
4) Discussão sobre a ocorrência da desertificação nos estados brasileiros: áreas de abrangência, localização geográfica, conseqüências (naturais e sociais), se há investimento em seu combate e os resultados obtidos.
Sugestão de atividade
1) A escola poderia convidar um especialista sobre as ASD - Áreas Suscetíveis à Desertificação - ou então um agrônomo, contando inclusive com o envolvimento dos pais, professores, alunos, funcionários, comunidade etc., para falar sobre as causas e conseqüências da desertificação. Essa atividade pode proporcionar reflexão e transformação de comportamentos prejudiciais ao meio ambiente. Como resultado, a produção de um folder para ser distribuído na comunidade.
2) Com a orientação de um guia de turismo, organizar com a direção e os professores uma visita monitorada a algum ecossistema próximo, a fim de se aprender in loco o funcionamento de um ecossistema e a importância da preservação do meio ambiente.
Dica de Leitura: "50 Coisas Simples que as Crianças Podem Fazer para Salvar a Terra", The Earthworks Group, Rio de Janeiro, Ed. José Olympio, 1990.
Habilidades e competências
Capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias sobre conteúdos atuais. Recomenda-se o uso de um atlas geográfico no desenvolvimento do estudo e das atividades.



Ferrovias - Cargas

Objetivos
O aluno deverá:
1) Entender que a evolução do sistema ferroviário está associada à evolução das tecnologias e aos processos históricos e espaciais.
2) Ser capaz de avaliar o as desvantagens e vantagens da opção rodoviária do Brasil e a obsolescência das ferrovias.
3) Compreender as vantagens e desvantagens do sistema ferroviário em relação aos outros meios de transporte de carga.
4) Compreender a importância do sistema ferroviário no atual contexto da globalização e, mais especificamente, da competitividade global.
5) Conhecer as opções preferenciais de transporte de carga em outros países com diferentes níveis de desenvolvimento econômico.
6) Compreender a relação entre a estruturação do sistema ferroviário e o atual espaço geográfico, por exemplo relacionando os antigos entroncamentos ferroviários com o aparecimento de médias e grandes cidades.
7) Relacionar os ciclos econômicos com as necessidades de escoamento da produção com a malha ferroviária atual e propor a expansão da malha ferroviária brasileira a partir das necessidades atuais.
8) Avaliar o impacto das privatizações sobre o sistema ferroviário.
9) Compreender que o sistema ferroviário faz parte de um sistema geral d transportes mais amplo que envolve as rodovias, hidrovias, portos, dutovias, etc.
Estratégia
1) Ler o texto Ferrovias no Brasil do site Educação.
2) Através do uso de mapas e pesquisas, relacionar as atividades econômicas, os principais produtos escoados, o destino final destes produtos e o traçado geral da ferrovia (valorizar as ferrovias do seu estado ou região).
3) Pesquisar sobre a evolução da malha (ampliação e redução), do século XIX até hoje, construindo uma linha do tempo que relaciona os principais fatos para o sistema ferroviário e a situação regional e/ou nacional e/ou mundial que se relaciona(m) ao fato.
4) Construir um mapa indicando os atuais traçados ferroviários e a proposta de expansão do sistema.
Conclusão da atividade
1) Criar um debate acerca das ferrovias e o Brasil.
2) Se possível, propor uma excursão de pesquisa a uma ferrovia ou museu ferroviário e montar um painel com fotos da pesquisa.

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