História do Brasil
Nível fundamental
Lavoura canavieira colonial
Objetivos
1) Conhecer o processo produtivo da cana-de-açúcar.
2) Estabelecer relações entre as funções exercidas pela zona rural e pela área urbana.
3) Constatar a permanência das atividades produtivas da colônia ainda no século 20.
4) Analisar a forma pela qual a linguagem cinematográfica expõe a ética patriarcal e os aspectos culturais e simbólicos dela decorrentes.
Ponto de partida
1) Ler o item "Cana-de-açúcar e trabalho escravo: os primeiros pilares do Brasil Colônia", do texto Economia colonial, no site Educação;
2) Assistir ao filme "Abril Despedaçado", dirigido por Walter Salles, inspirado no livro homônimo de Ismail Kadaré, (Brasil/Suíça/França, Vídeo Filmes/Haut et Court/Bac Films/Dan Valley Film AG, 2001).
Justificativa
"Abril Despedaçado" possui a qualidade de um filme comprometido historicamente sem a chateação de documentários que tentam, quase sempre em vão, retratar o passado brasileiro com fidelidade. A trama consegue reunir os conflitos pela terra, os símbolos de poder, a sociedade patriarcal, a infância negada, o trabalho, a pobreza, como elementos indissociáveis e circulares de uma determinada forma de vida.
Sobretudo, o filme trata com rara delicadeza as ações e os sentimentos de Tonho, o filho mais velho da família Breves, que, despertado e liberto pelo amor por uma artista de circo, aos poucos rompe com a lógica circular do patriarcalismo e das relações de poder ali estabelecidas.
Estratégias
Elaborar um roteiro para os alunos direcionarem o olhar antes de assistirem ao filme. Sugerimos uma apresentação inicial dos personagens (Rodrigo Santoro é Tonho; José Dumont é o Pai; Ravi Lacerda é Pacu; Rita Assemany é a Mãe; Luiz Carlos Vasconcelos é Salustiano; e Flavia Marco Antonio é Clara), seguida de uma breve conversa sobre a sinopse do filme, disponível abaixo.
1) Chamar a atenção para:
a) a paisagem local;
b) o processo de produção da rapadura;
c) a lei privada se opondo à lei pública;
d) a vida dos três homens da família Breves: suas diferenças e semelhanças;
e) os elementos circulares do filme.
2) Assistir ao filme.
3) Discutir os elementos do item 2 com os alunos.
4) Elaborar com os alunos um roteiro temático para servir de subsídio para elaboração de um trabalho em grupo:
a) Tema Trabalho: canavial, moenda, caldeira, transporte, comercialização;
b) Tema Cidade: comércio, diversão;
c) Tema Patriarcalismo: cegueira, honra, lei privada, figura do pai;
d) Tema Símbolos: fita preta, movimento circular dos bois/moenda, movimentos circulares de Clara, valor da vida em diferentes momentos do filme, camisa com sangue/mudança das luas;
e) Tema Infância: ausência de nome (Menino); trabalho; direito à educação; perspectivas de futuro, papel do livro presenteado por Clara.
5) Trabalho em grupo sugerido: elaboração de cartaz com imagens e legendas, cujo título deverá ser uma palavra que sintetize a idéia central do cartaz.
6) Apresentação e discussão dos trabalhos.
Sinopse do filme
Abril 1910 - Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho, filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra.
Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois : os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região.
Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu, Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho. (Do site oficial de "Abril Despedaçado")
A reforma agrária
Objetivos
1) Conhecer as raízes históricas da concentração de terras no Brasil;
2) Reconhecer a luta camponesa pela terra;
3) Saber sobre a história do MST (ou de qualquer movimento social rural);
4) Conhecer outros movimentos sociais;
5) Refletir sobre o teor das notícias, ou melhor, a intencionalidade delas.
Comentário introdutório
O problema da questão fundiária no Brasil tem tido constantes aparições na mídia. Isso deve-se à permanência histórica do tema e ao papel dos movimentos sociais, que promovem o debate. Tratar da reforma agrária com os alunos é uma necessidade latente. Entretanto, ela deve ser efetivada de modo cuidadoso para que não transpareça o posicionamento do professor e sim, para que os alunos possam, por meio de seus conhecimentos prévios e adquiridos em aula, reavaliar todas as informações a que têm acesso.
Estratégias
1) Explique aos alunos a historicidade da má distribuição de terras no Brasil. Monte uma pequena linha do tempo para que eles visualizem a continuidade do problema. Procure retomar outros conteúdos que já tenham sido abordados e que guardem relações com esta problemática. Assim, os alunos reconhecem a importância do que já estudaram.
2) Peça que digam quais movimentos sociais vêem aparecer na mídia com mais freqüência e o que conhecem de seus objetivos e maneira de mobilização.
3) Conte aos alunos a história do MST e as conquistas dos trabalhadores rurais antes da formação deste movimento. Não se esqueça de relatar as conquistas legais (lei) dos camponeses durante o regime militar, mas que não foram efetivadas de maneira concreta.
4) Traga notícias de outros movimentos rurais e peça para que depois da leitura os grupos apresentem à turma os principais objetivos e a mobilização do movimento em análise para alcançá-los.
5) Proponha um debate no qual os alunos separem o "antes" e o "depois", ou seja, o que já sabiam antes desta aula e no que evoluíram. Assim, o conteúdo é retomado e você pode avaliar o seu próprio desempenho e o dos alunos.
Atividades
1) Entregue diferentes notícias sobre o MST, que tenham caracteres diferentes, ou seja: matérias que buscam maior imparcialidade, que criticam e que apóiam as ações deste movimento.
2) Os alunos devem ler a notícia tentando identificar o caráter dela. Acompanhe todos os grupos, procure com os alunos as palavras, expressões ou períodos que justificam a afirmativa deles.
3) Forme grupos de 5 pessoas e peça para que reescrevam essa notícia (que a deixem resumida/condensada) para apresentação em formato de notícia urgente, numa espécie de telejornal.
4) Peça que cada grupo apresente a notícia e que o restante da sala procure a intencionalidade dela. Assim, será possível construir posicionamento crítico não só sobre a questão agrária no país mas também em relação aos próprios meios de comunicação.
Sugestões e dicas
Se existir tempo hábil, deixe que os alunos pesquisem outros movimentos sociais e que tragam reportagens. Dessa maneira, eles desenvolvem também a habilidade de pesquisa e provavelmente se interessarão ainda mais pelas atividades propostas.
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